2014/05/23

bq apresenta novos Aquaris E em Portugal

Já vos falamos da nova família Aquaris E da bq, mas a empresa achou - e bem - que estes novos smartphones mereciam uma apresentação mais próxima do público português, e veio a Portugal mostrar esta nova gama. Como não podia deixar de ser, estivemos lá. Passo a palavra ao Nuno Barros, que nos faz o resumo do que lá foi dito e nos dá a conhecer as datas de comercialização efectiva destes novos equipamentos assim como algumas novidades.


Depois da apresentação em Espanha dos novos smartphones Aquaris E, ontem foi a vez da bq fazer a sua primeira apresentação em Portugal, onde foram explicados todos os pormenores acerca dos novos modelos.

A apresentação dos novos Aquaris E esteve a cargo do CEO da bq, Alberto Méndez, que destacou o facto desta série de smartphones ter sido integralmente desenvolvida em Espanha, num processo que demorou cerca de 9 meses. Deu-nos também a conhecer que a marca espanhola já vendeu em Portugal cerca de 100 mil equipamentos (entre smartphones e tablets).


Os pormenores técnicos dos Aquaris E foram revelados por Rodrigo del Prado, Vice-Presidente de Produto da bq, que começou por explicar que a objectivo da bq foi desenvolver smartphones de vários tamanhos mas que todos eles tivessem boas características, contrariando a tendência das marcas para fabricarem dispositivos cujas especificações variam conforme o seu tamanho: dispositivos grandes com especificações de topo e dispositivos pequenos com especificações fracas.

Todos os modelos da série Aquaris E têm ligação 3.5G (não existem modelos LTE), chassis em magnésio e alumínio e apresentam uma espessura que varia entre os 8,65mm e os 10mm, sendo curioso verificar o espaço que ocupa cada uma das "camadas" de componentes utilizados (na imagem faltam 0,1mm da protecção do ecrã).


Quanto aos acessórios, os Aquaris E vão contar com três tipos de capas: Cristal (em plástico transparente), Gummie (em borracha) e a Duo Case (que conta com capa em plástico e tampa frontal em plástico ou couro).

Os novos smartphones Aquaris E começam a ser vendidos a partir de Junho, estando previsto que até ao mês de Agosto todos os novos modelos estejam disponíveis ao público (o último a chegar será o phablet E6).




A bq aproveitou esta oportunidade para apresentar também dois outros produtos, a impressora 3D Prusa i3 (que será vendida em kit para ser montada pelos clientes) e ainda o ZUM, uma placa electrónica ao estilo do arduino, com diversos módulos adicionais.


Foi ainda possível saber que a bq está a trabalhar no desenvolvimento de um Ubuntu phone, que em princípio terá o mesmo hardware do E4.5, mas não foi indicada qualquer previsão para a data de chegada deste equipamento ao mercado.

Quanto à questão das actualizações dos actuais modelos da bq para o Android KitKat, esta deverá ser disponibilizada até ao final do Verão. Os modelos que vão receber esta actualização são os smartphones Aquaris 5, 5 HD e 5.7 e os tablets Edison 2 quad-core, Curie 2 quad-core e Maxwell 2 quad-core.

Fica o nosso agradecimento à bq pelo convite para esta apresentação.

3 comentários:

  1. Acho que a Bq esta a fazer um otimo trabalho em Portugal e tudo o que comprei da Bq sempre foi de alta qualidade. Recomendo.

    ResponderEliminar
  2. Nesta notícias é referido que "Todos os modelos da série Aquaris E têm ligação 3.5G (não existem modelos LTE), chassis em magnésio e alumínio e apresentam uma espessura de 8,65mm".

    Contudo no site oficial da BQ o E4 tem 10mm, o E4,5 9mm e o E6 9mm. Apenas os E5 são de 8,65mm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura foi a informação que nos tinha sido dada, já rectificamos.

      Eliminar