2014/05/23

Metaio explora Thermal Touch em realidade aumentada


A Metaio é uma empresa que tem apostado imenso na realidade aumentada e que continua a trabalhar em sistemas que tornarão possíveis o tipo de coisas que vemos nos filmes de ficção científica, e agora mostra-nos um sistema de detecção de toques usando a temperatura dos dedos.

Embora as pessoas associem os óculos "digitais" com o Google Glass, ele não propriamente um bom exemplo para fazer aquilo que muitas pessoas imaginam ao falar-se desse tipo de dispositivos: a sobreposição de elementos digitais sobre as imagens reais que estamos a ver. Essa realidade aumentada é algo em que a Metaio trabalha há muito, e agora mostra-nos uma possível solução para permitir a fácil interacção com esses interfaces virtuais: a detecção de toques usando câmaras térmicas, a que chama Thermal Touch.

Este sistema baseia-se no facto de, ao se tocar numa superfície, a mesma terá uma alteração de temperatura, que poderá ser detectado usando uma câmara térmica, assim permitindo que um toque numa mesa, revista, ou qualquer outra superfície, possa ser detectado como um toque que realize alguma acção. Por agora o sistema ainda está em estado de protótipo, usando um sistema volumoso com um tablet e uma câmara, mas é previsível que no futuro as câmaras térmicas se possam vir a tornar tão comuns como hoje em dia são as câmaras convencionais (ainda assim, não será algo que seja previsível acontecer a curto prazo).


Não menos interessante será ver que, mesmo o protótipo, é capaz de já nos mostrar alguns exemplos bastante engraçados, como a da manipulação de um modelo físico de um automóvel, no qual podemos ligar os faróis "virtuais" tocando neles, e isto mantendo uma sobreposição e perspectiva da imagem virtual perfeita sobre o objecto real.

Eventualmente, lá chegaremos ao dia em que teremos óculos digitais que possam ter este tipo de realidade aumentada permanentemente ligada, sem que nos tenhamos que preocupar com coisas como a bateria acabar em menos de 1h.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)