2014/05/28

Chrome passa a bloquear extensões que não estejam na Web Store

Se utilizam o Chrome no Windows e se depararam com algumas extensões que misteriosamente se desactivarão, o problema não está do vosso lado mas sim do lado do Google. O Google passou a bloquear todas as extensões que não estiverem disponíveis na sua web store oficial, no Chrome para Windows.

Este bloqueio de extensões consideradas potencialmente maliciosas surge devido à crescente preocupação com as formas que os atacantes têm encontrado para infectar sistemas. Um malware poderá instalar discretamente uma extensão que esteja a captar tudo o que o utilizador faz no Chrome, sem o seu conhecimento. Com este bloqueio, o Google elimina imediatamente todas as extensões que não tiverem sido aprovadas para estarem disponíveis na Chrome Web Store.

Claro que isto não invalida que uma extensão que lá esteja possa ser usada abusivamente por algum malware ou atacante, mas nesse caso o Google sempre terá mais dados sobre quem poderá estar relacionado com isso e reagir de forma mais imediata. Por agora este bloqueio das extensões é feito apenas na versão oficial do Chrome para Windows - tanto as versões Beta com as versões para OS X e Linux ficam de fora.

Por agora não parece haver forma de fazer com que o Chrome para Windows continue a deixar instalar extensões não oficiais (se bem que, se tal fosse possível, derrotaria o propósito inicial que levou o Google a tomar esta opção - um malware simplesmente se limitaria a desactivar essa limitação e continuaria a infectar o Chrome como até aqui.) Ainda assim para os developers o Google relembra que continua a ser possível instalar extensões privadas via Enterprise policy e inline installs.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)