2014/05/07

Gravadores de vídeo infectados para minar bitcoins


Já temos assistido a virus e apps maliciosas que se aproveitam dos dispositivos infectados para minar bitcoins, mas agora descobriu-se que não são só esses equipamentos que estão em risco - e que até uma simples caixas/gravadores DVR dos operadores de televisão pode também ser usada pelos hackers para esse fim.

A maior parte das pessoas nem se preocupará duas vezes com a sua "box", é uma caixa que fica ligada ao lado do televisor e que se deixa lá estar descansada. Só que na eventualidade de um hacker conseguir aceder-lhe remotamente, as coisas rapidamente mudam de figura. Mesmo tratando-se de sistemas mais limitados, já foi demonstrado que há ataques que as conseguem infectar e instalar software de mineração de bitcoins, que recebem instruções de um servidor central.

Uma vez que estes equipamentos têm processadores bastante fracos, é pouco provável que os resultados sejam compensem, mas uma vez que para os atacantes o objectivo será infectar "milhões" de máquinas - e uma vez que isso é feito a custo zero, tudo o que conseguirem apanhar é sempre lucro.

Portanto, se por acaso estranharem a vossa box estar sempre em actividade e quente, mesmo quando está desligada... se calhar não será má ideia recorrem a um método que não deixe margem para dúvidas: desligarem-na da tomada! (Ou para aqueles que gostam de ter maior controlo sobre os seus gastos, usar um pequeno medidor de consumo de tomada para medirem o consumo normal em standy e em operação, para depois detectarem sempre que houver um consumo excessivo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)