2014/05/07

Óculos digitais da Epson chegam ao mercado antes dos Glass


Enquanto se vão fazendo previsões sobre quando os óculos Google Glass eventualmente chegarão ao mercado e a que preço, a Epson adianta-se e já tem os seus óculos Moverio BT-200 à venda por 699.99 dólares.

Na realidade estes óculos Moverio BT-200 não são concorrentes directos do Google Glas uma vez que têm um aspecto muito mais "tecnológico" e que poucas pessoas se atreveriam a usar na rua. Para além disso, ao contrário do Glass, necessitam de um pequeno controlador adicional ao qual ficam ligados por um cabo algo intrusivo e que também complica a sua utilização. É neste controlador que temos um pequeno touchpad e botões com os quais interagimos com o sistema (corre Android), e que se encontra a bateria (que pode ser substituída).

Mas há um aspectos que o torna mais interessante que a proposta do Google. Ao contrário do Glass que se limita a apresentar uma pequena imagem "no canto do olho", estes Moverio permitem apresentar duas imagens (uma para cada olho) sobrepostas directamente no campo de visão. Isto permite a sua utilização para aplicações de realidade aumentada onde informação surja em cima de objectos e produtos para os quais estamos a olhar, coisa que com o Glass será impossível de fazer no seu formato actual.

Por agora a Epson está a direccionar estes Moverio não para o mercado de consumo mas sim para utilizadores profissionais que possam beneficiar destas capacidades de realidade aumentada e para quem a utilização do módulo adicional de controlo "pendurado" não seja problemático. Com a evolução da tecnologia, será apenas uma questão de tempo até que algo assim consiga ser miniaturizado e ficar completamente integrado nos próprios óculos, dispensando o módulo adicional - e também sofrendo um restyling que os torne mais apelativos para uso "em público".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)