2014/05/20

MBLOCK - uma Pen USB de 256GB Bluetooth para Androids e iPhones


Já temos visto pens USB com fichas micro USB, e discos externos com acesso WiFi destinados aos smartphones e tablets. Este MBLOCK propõe-nos bloco de tamanho reduzido de 128 e 256GB, e que para além de poder funcionar como uma pen USB normal, também pode ser acedida via Bluetooth.

O MBLOCK está a tentar tornar-se realidade no Kickstarter, onde nos surge com uma estranha página de projecto onde parecem ter optado por colocar todo o texto do projecto... em imagens. Deve ser um caso extremo de "uma imagem vale por mil palavras". O essencial é que este MBLOCK é uma pen USB, disponível com capacidades de 128 e 256GB, e que recorre ao Bluetooth para poder ser acedida por dispositivos Android e iOS.

A escolha do Bluetooth é um pouco estranha, uma vez que este protocolo não é propriamente adequado para transferir grande quantidade de dados, mas os seus criadores garantem conseguir transferências de 24Mbps (cerca de 3MB/s) usando uma combinação de Bluetooth 4.0 Low Power e Bluetooth 3.0 +HS. A grande vantagem é que usando Bluetooth em vez de WiFi, o MBLOCK gasta muito menos energia, e isso permite-lhe uma maior autonomia (até 300h em stand-by). Infelizmente, não é indicado em quanto tempo "útil" é que isto se traduz em operação, sendo apenas dito que é "superior ao de outros sistemas"... algo que não me parece muito "transparente" para um projecto que depende da confiança do público para se concretizar.

Se estiverem interessados e forem rápidos (e confiarem no projecto!) ainda conseguirão apanhar um MBLOCK de 128GB por 127 euros e um de 256GB por 167 euros.

3 comentários:

  1. Hum, bluetooth e iPhone no mesmo projecto não combina ;-)

    ResponderEliminar
  2. Estou é de olho no sandisk wireless flash drive de 16bg expansivel

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar