2014/05/29

Samsung revela Simband para monitorização de sinais vitais


A Samsung muito tem apostado nos smartwatches e werables (e na verdade, em "tudo" o que se possa imaginar), e agora vem mostrar-nos o que os futuros wearables poderão fazer, com este Simband - que integra um conjunto de sensores bem mais avançados dos que temos actualmente nos smartwatches e fitness trackers.


A decisão de apresentar este Simband - que por agora não passa de um protótipo para investigação - alguns dias antes da WWDC, onde a Apple poderá eventualmente revelar o seu iWatch, não será coincidência. Embora não se sabendo nada em concreto sobre os planos da Apple, a aquisição e contratação de empresas e especialistas na área da saúde e biométrica faz antever que estejam a trabalhar em sistemas que permitirão monitorizar todo o tipo de dados sobre os utilizadores - e é precisamente o que este Simband também faz.

Enquanto por agora temos dispositivos que se limitam a registar os nossos movimentos e a inferir actividades, e a tirar algumas medidas pontuais da frequência cardíaca, neste Simband temos sensores muito mais avançados que permitem medir o nível de glucose no sangue, nível de oxigénio, electrocardiograma, e outros dados (podendo até monitorizar também a qualidade do ar).



É um pequeno levantar do véu daquilo que teremos no futuro, mas que ainda necessita de trabalho adicional antes de se transformar em produto comercializável. Coisas como a autonomia ainda têm que ser resolvidas (este protótipo do Simband usa uma bateria que pode ser recarregada com o movimento do corpo), para além de que é também necessária toda uma infraestrutura e plataforma para o registo e análise de todos estes dados - que se irão tornar de valor incalculável para os profissionais de saúde, e também para os utilizadores.

Estão a imaginar o que será detectar precocemente potenciais sinais de que algo de errado se passa, permitindo tratar o problema antes que se torne bastante mais perigoso? Isto para não falar de, em caso de qualquer incidente grave, estes dispositivos poderem enviar alertas automáticos, acelerando o processo de resposta dos serviços médicos de emergência.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)