2014/05/18
Transforma um quarto numa câmara escura
A maioria das pessoas poderá nem pensar em tudo o que se passa quando tirar uma fotografia com o seu smartphone e esta aparece "por magia" no ecrã. Embora a tecnologia evolua, o processo de captação de imagens tem como base os mesmos princípios da primeira câmara fotográfica... e de como os nossos próprios olhos funcionam. E curiosamente, é algo que todos podem ver em primeira mão com uma simples experiência que irá fascinar os mais pequenos.
A câmara escura é um dispositivo que já existe há mais de 1000 anos e que basicamente podemos considerar uma câmara fotográfica... sem rolo. Para esta experiência, vamos transformar uma sala ou um quarto numa câmara escura gigante, e nem precisamos de lentes ou pelas complicadas: basta ter uma janela para o exterior e reciclar umas velhas caixas de cartão, ou usar sacos pretos do lixo. Ah... e um dia de Sol, também.
O processo é incrivelmente simples, tapar a janela com cartões (ou outro material opaco) deixando apenas um pequeno orifício, do tamanho de uma moeda, sensivelmente ao centro da sala/janela. É essencial apagar as luzes e tapar toda e qualquer frincha por onde possa entrar luz exterior, para que o efeito seja o mais eficaz possível.
Ao fim de alguns minutos, quando os vossos olhos se ajustarem à escuridão, vão ser surpreendidos ao verem projectado no vosso quarto uma imagem perfeita do que se passa no exterior. A imagem surge invertida tal como acontece nos nossos olhos e nas câmaras fotográficas - com a única diferença a ser que, nesses casos, o nosso cérebro e o processador da câmara se encarregam de fazer com que as imagens nos pareçam "direitas".
Para maior efeito, deixem uma câmara a tirar fotos temporizadas (com a exposição necessária para conseguir captar bem estas imagens projectadas) e depois criem um vídeo timelapse do que se passou lá fora... visto cá dentro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)