2014/05/20

Ubuntu Orange Box - uma "mini-cloud" numa caixa


Com a migração de cada vez mais serviços para a cloud, torna-se necessário arranjar formas de facilitar o desenvolvimento de soluções que as utilizem. Para esse efeito a Canonical criou a Ubuntu Orange Box, um mini-cluster de servidores prontos a usar, com o Ubuntu OpenStack (a cloud da Canonical) pré-instalado.

No interior destas Ubuntu Orange Box encontramos 10 micro-servidores com i5 quad-cores, 16GB de RAM, SSD de 128GB, e rede gigabit (um deles tem também rede WiFi e um disco de 2TB). Tudo isto por "apenas" 9300 euros. Se é caro ou barato não sei, mas embora este sistema tenha sido desenvolvido para efeitos de assistência aos developers, a Canonical diz já ter recebido inúmeros contactos de interessados em comprar estas caixas como sistemas prontos-a-usar.

Uma coisa é certa... parece-me um sistema bem mais transportável e fácil de utilizar do que ter 10 caixotes ou racks espalhados pelo chão ou num bastidor ao lado da secretária. Será que depois dos NAS domésticos, em breve começaremos também a querer ter uma mini-cloud em casa para salvaguardar contra potenciais falhas dos serviços da cloud "globais"? (Ao estilo de uma verdadeira cloud distribuída, não só por datacenters espalhados pelo mundo, mas também pelos próprios utilizadores...)

Quem sabe?...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)