2014/05/14

VESA adiciona Sync Adaptativo ao Display Port 1.2a


Excelentes notícias para todos os que se preocupam com a qualidade das imagens que vêem nos seus monitores, a VESA decidiu adicionar o Adaptive Sync ao standard Display Port 1.2a, facilitando a criação de monitores com refresh rate adaptativo.

Embora actualmente a resolução Ultra HD 4K ocupe praticamente todas as notícias relativas a monitores, há ainda muito por onde as coisas podem/devem evoluir: maior informação de cor, vídeo HDR, e claro... o refresh rate adaptativo que agora fica mais próximo dos consumidores com esta decisão da VESA.

É absurdo que em pleno século XXI continuemos a lidar com refresh rates fixos e com os efeitos adversos que surgem sempre que temos que apresentar conteúdos de frame rates diferentes em ecrãs com frequências que não batem certo. É o que acontece de cada vez que vemos uma série de TV americana, produzida a 60Hz nos nossos televisores de 50Hz; é o que acontece de cada vez que vemos um filme do cinema (de 24fps), num televisor de 50 ou 60Hz (e não vamos entrar no aspecto de também o cinema dever adoptar filmagens a frame rates mais elevados).


Com este adaptive sync, os monitores poderão exibir as imagens à velocidade que for necessária, em função das necessidades, incluindo framerate altamente variável como o que temos no caso de jogos, em que dependendo da complexidade das cenas tanto podemos ter o computador a enviar frames a 100fps, como no momento seguinte baixar para os 30 ou 40fps. Com um monitor adaptativo, essas variação tornam-se praticamente imperceptíveis visualmente, proporcionando uma experiência muito mais agradável.

Algo que tanto a Nvidia como a AMD estavam a promover com tecnologias proprietárias (G-Sync e FreeSync) e que assim poderão ser absorvidas por uma forma standard de o fazer. Venham de lá os monitores Adaptive Sync (coisa que infelizmente ainda estará a 6-12 meses de distância).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)