2014/06/07

A Internet em Tempo-Real


É fascinante - ou talvez assustador, dependendo da perspectiva - a imensidão de dados que é gerado a cada instante na Internet. Se em tempos ainda se podia ter a ilusão de que se poderia acompanhar tudo aquilo que é criado, hoje em dia isso é completamente desintegrado pelo ritmo alucinante com que novas coisas são criadas milhares de milhões de pessoas em todo o mundo.

Esta página Internet in Real-Time pode ser apenas uma simulação do que se passa na realidade, mas tem por base as estatísticas reais dos diferentes serviços; e já nos permite ficar com uma pequena ideia deste autêntico tsunami digital proporcionado pela Internet. Números, que poderão servir para nos fazer respirar fundo e desligar a internet por momentos... embora o mais provável é que sirva apenas para que partilhem isto com os vossos amigos... contribuindo para aumentarem ainda mais estes números.

A cada minuto temos mais 120h de vídeos enviados para o YouTube; mais de 3 milhões de novos posts no Facebook e 3 milhões adicionais de "Likes"; entre Android e iOS, existem mais de 100 mil downloads de apps; são feitos mais de 1.4 milhões de minutos de chamadas via Skype; enviadas mais de 13 milhões de mensagens via WhatsApp; vistas mais de 23 mil horas de vídeo no Netflix; ouvidas mais de 61 mil horas no Pandora; e enviados mais de 200 milhões de emails - isto, relembro, a cada minuto!


Não posso deixar de relembrar um primo meu, que quando passamos a ter dois canais de televisão (sim, dois), se apressou a comprar um gravador de vídeo VHS para gravar o canal que não estivesse a ver, para depois ver mais tarde. Olhem se hoje em dia alguém quisesse estar a par de tudo o que é feito na internet... quantos biliões de gravadores necessitaria - e, mais importante ainda, de quanto tempo necessitaria para o poder fazer? :)

1 comentário:

  1. Isto é de deixar qualquer um de boca aberta

    "A cada minuto temos mais 120h de vídeos enviados para o YouTube"

    Imaginem os servidores e o armazenamento das grande companhias...aposto que nem eles sabem quantos

    Gigabyte ?Terabyte ? Petabyte ? Exabyte? Zettabyte ?Yottabyte ? talvez ja existe um novo que ninguem se apercebeu ainda LOOL

    Incrivel o que damos por garantido hoje em dia

    ResponderEliminar