2014/06/03

As novidades menos conhecidas do iOS8


Ontem ficamos a conhecer oficialmente o iOS8 da Apple, mas como sempre houve muitas outras funcionalidades e novidades que ficaram por apresentar, e que são depois reveladas apenas por quem olhar mais atentamente para um dos ecrãs que a Apple apresenta no final da sessão.

Neste slide de novas funcionalidades do iOS encontramos coisas tão curiosas como a existência de um teclado Braille; navegação privada por tabs no Safari; suporte para feeds RSS nos links partilhados; suporte para calendário lunar; notificação para tempos de viagem; iBooks passa a fazer parte do iOS (para além de suporte para séries de livros e modo nocturno automático); DuckDuckGo no Safari; modo de acesso guiado com saída via Touch ID, assim como limites por tempo e contagem descrescente; chamadas em espera no modo FaceTime; cartão informativo "em caso de emergência"; câmara com foco e exposição separados; fotos panorâmicas no iPad; chamadas telefónicas via WiFi (certamente só em operadores que o permitam); novos dicionários de definições para diversas línguas incluindo português do Brasil; compra de conteúdos iTunes via Siri; entre outros.

Para último deixei uma funcionalidade que muita falta fazia no iOS e que já tínhamos nos Android há bastante tempo: o uso de bateria discriminado por app. Depois do consumo de dados em separado, torna-se assim bastante mais fácil descobrir quais são as apps mais gastadoras e que potencialmente poderão estar a arruinar a autonomia de um iPhone ou iPad. Os developers que se cuidem... pois assim que sair este iOS8 para o público, a má programação será mais fácil de detectar... e remover.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)