2014/06/03

Intel aposta nos SSD PCIe e no NVMe

Há muito que os discos rígidos têm sido um dos elementos mais lentos e que limita a velocidade efectiva dos nossos computadores. Agora, a tecnologia tem permitido recuperar as décadas de atraso que tinham face aos CPUs, e sistemas como estes discos SSD PCIe da Intel demonstram que isso já está a ser feito.

Os discos rígidos convencionais são autênticas maravilhas da tecnologia moderna, permitindo armazenar até 6TB de dados (e futuramente mais) nos seus pratos magnéticos. Mas a sua componente mecânica faz com que tenham limitações na velocidade com que conseguem escrever e gravar dados - e principalmente, na velocidade com que os conseguem aceder. Por isso mesmo os discos de estado sólido (SSD) têm conquistado tantos utilizadores, proporcionando velocidades de acesso praticamente instantâneo... e indo ao ponto de saturar por completo os tradicionais interface SATA.

A duplicação de velocidade do SATA de 3Gbps para o de 6Gbps pouco mais fez que adiar o inevitável, e agora os fabricantes avançam para os discos SSD que se ligam directamente ao barramento PCIe, que possibilitará o acesso a transferências de 128Gbps.


Só que também aqui encontramos limitações que têm que ser ultrapassadas, e isso é algo que a Intel está a fazer com os seus novos SSD DC P3700. Nestes discos SSD que se ligam ao PCI Express, a Nvidia está a usar um novo sistema de acesso chamado NVMe em vez do tradicional AHCI, um sistema bem mais eficiente e que evita processamento complexo e desnecessário do AHCI (originalmente concebido para funcionar com discos rígidos tradicionais).


O efeito prático é que, para gerir cerca de 1 milhão de IOPS, seriam necessários 10 CPUs Sandy Core usando o AHCI; mas esse valor baixaria para apenas 3.5 CPUs ao se usar o NVMe para a mesma quantidade de operações por segundo.


O resultado são "discos" que podem atingir 450 mil IOPS em leitura aleatória, 150 mil IOPS em escrita aleatória; 2GB/s em escritas sequênciais, e entre 2-3GB/s em leitura! Isto para um disco que começa nos $1207 dólares para 400GB, e que está disponível em capacidades de 800GB, 1.6TB, e 2TB. Embora estes discos sejam vocacionados para servidores, mesmo os utilizadores domésticos mais exigentes podem considerar a compra de um, pois nos modelos P3500 e P3600 os preços reduzem-se para $599 e $783 para os mesmos 400GB. (Outra vantagem do NVMe, é que deverá permitir usar estes SSD PCIe como discos de arranque, coisa que no AH

3 comentários:

  1. Uma questão.
    Esses SSD são compostos por duas peças? A placa PCI-E e o SSD propriamente dito.
    Ou a placa PCI-E já tem a memória incorporada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está integrado na placa PCIe. (As versões que parecem discos normais imagino que sejam SATA Express).

      Eliminar
    2. Um disco destes funciona em qualquer board com pci-express, ou é preciso que ela tenha algum protocolo especial para reconhecer armazenamento no slot pci-e?
      Na minha BIOS não menciona nenhum armazenamento sem ser as portas SATA e a porta IDE. Ou seja, mesmo reconhecendo, o mais provável é não permitir boot pelo slot pci-e.

      Digo eu...

      Eliminar