2014/06/28

Astrónomos descobrem "Diamante" do tamanho da Terra


Se o ditado diz que os diamantes são os melhores amigos das mulheres, então há um que não deverá ter problemas em se tornar o melhor amigo de todas as mulheres terrestres... pois trata-se de um diamante que deverá ter um tamanho aproximado do do nosso planeta.

No entanto não precisam começar a fazer contas à vida para lá o irem, uma vez que o PSR J2222-0137 está um "bocadinho" fora de mão... algo que em termos astronómicos se traduz como estando a 900 anos luz de distância. Mas o que torna este objecto espacial interessante não é o facto de ser um pulsar, mas sim por ter uma anã branca a orbitá-lo e que é de um dos mais ténues e frios objectos espaciais já detectados.

É graças a esta baixa temperatura que a anã branca se terá cristalizado e transformado num diamante planetário; tornando-a também muito mais difícil de detectar. Como é costume nestas coisas astronómicas, a descoberta foi feita através do efeito gravitacional que esta pequena estrela cristalizada tinha no pulsar bem mais visível e observável.

Um dia destes teremos tecnologia que nos permitirá ir ver estas maravilhas do Universo com os nossos próprios olhos; até lá, resta-nos sonhar com todas estas possibilidades que vamos deduzindo através de um autêntico trabalho de "detective".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)