2014/06/27

Linha Nexus continuará a existir - diz o Google


Boas notícias para todos os que estavam preocupados com a o futuro da linha Nexus, depois se ter começado a falar da linha Android Silver e do potencial fim dos "favoritismos" do Google e dos seus parceiros seleccionados a cada ano para produzir os Nexus. Segundo um dos responsáveis pelo Android e Nexus, a linha Nexus será para manter.

Dave Burke, responsável pelo programa Nexus e de engenharia do Android, não é pelo Google trabalhar em diversas frentes (como o Android Silver, com o qual quer facilitar o acesso às mais recentes versões do Android em todos os dispositivos de todos os fabricantes) que isso significa que a linha Nexus deixe de fazer sentido. Como ele próprio diz, se uma das apostas do Google continua a ser o AOSP (Android Open Source Project), é indispensável que existam dispositivos que sirvam de base a esse desenvolvimento... leia-se: a linha Nexus.

É da maneira que os fãs dos Nexus poderão respirar de alívio, pois isto significa que daqui por algum tempo, irá certamente chegar uma nova geração de equipamentos Nexus. Havia quem esperasse que isso acontecesse já neste Google IO, mas depois de vermos o que o Google L tem para nos oferecer, parece-me que fará muito mais sentido que uma nova linha Nexus seja apresentada a par do lançamento oficial da nova versão de Android - e muito provavelmente tratando-se de uma linha completa, de uma ponta do espectro (Nexus 5) à outra (Nexus 10 - sendo que este, em especial, já está mais que na altura de receber um sucessor... embora ainda se "aguente perfeitamente".)

Também se podem considerar outras coisas, como o facto do Google querer fazer o lançamento dos seus Nexus numa altura mais próxima da do lançamento dos novos iPhones (e aproveitando para frisar bem o aspecto económico: se realmente se justificará pagar o dobro por um iPhone face a um Nexus.) Enfim... vai ser um quarto trimestre de 2014 muito bem recheado e competitivo... e ainda bem para todos nós.

2 comentários:

  1. Faltará confirmar se será mesmo a HTC a fabricar o futuro Nexus em detrimento da LG.

    ResponderEliminar