2014/04/30

Gama Nexus dará lugar a Android Silver?


Não é a primeira vez que ouvimos o rumor de que a linha Nexus está com os dias contados, para grande preocupação de todos os fãs que apreciam esta série de equipamentos com acesso directo às mais recentes actualizações do Android vindas directamente da fonte. Mas o Google estará a preparar uma alternativa que poderá vir a ser uma melhor opção, conhecida como Android Silver.

Os equipamentos Nexus do Google têm sido invariavelmente atractivos, mas muitas vezes nos deparamos com situações de outros equipamentos em que pensamos: "este é que deveria ser o próximo Nexus". É isso mesmo que o Google quer fazer com o Android Silver, um programa em que qualquer fabricante poderá ter criar os seus próprios "Nexus", possibilitando que a cada não se tenha apenas um "Nexus" do Google vindo de um fabricante pré-seleccionado, mas sim dezenas deles, de diversos fabricantes.

Claro que condição essencial para que um equipamento seja um Android Silver será manter a experiência de utilização que o Google oferece nos Nexus actuais - ou seja, um "Android puro" que tão do agrado é de muitos utilizadores.

Considerando o peso que a Samsung tem actualmente no mercado, parece-me uma táctica bem interessante do Google de fazer com que os restantes fabricantes se aproximem da visão que o Google tem para a plataforma (o Google irá promover activamente estes Silver), sem ter que se limitar a dar destaque a um único fabricante à custa de todos os outros como acontecia com a linha Nexus. Mas também faltará saber que efeito o fim da linha Nexus com os seus preços altamente competitivos irá ter na adopção destes Silver (que previsivelmente irão ter os preços "standard" praticados pelas marcas).

De uma forma ou de outra, parece-me que cada vez mais nos dirigimos para um futuro onde um smartphone será parecido com um computador desktop, e onde cada utilizador poderá escolher que sistema quer correr. Os fabricantes certamente continuarão a apostar nos seus Android modificados como forma de se distinguirem dos concorrentes; mas também disponibilizarão versões "Silver" para não perderem essa vertente de ataque.

Equipamentos como o Geeksphone Revolution já permitem ao utilizador facilmente escolher se quer instalar o Android ou um Firefox OS. A Oppo também disponibiliza e encoraja que os utilizadores optem pelo sistema que mais gostarem para os seus modelos. Não me chocaria ver que nestes novos Silver as marcas também apostem em algo idêntico: ter um Android puro do Google, mas dar aos utilizadores a possibilidade de poderem optar por uma versão com Android alterado por eles.

Por tudo isto, penso que por muito assustador que o desaparecimento dos Nexus possa soar... se calhar até poderá vir a ser uma das coisas que mais vai impulsionar o Android.

4 comentários:

  1. Se a Google deixar de lancar os Nexus vao ser más noticias para todos. Um dos factores diferenciadores dos Nexus já não são os updates mais rápidos. Para isso já existem as versões Plays de diversos fabricantes. O grande trunfo era mesmo o preço.

    E se o preco deixa de ser competitivo, deixa de haver bons telemoveis a bom preco. Os Plays sao mais caros que as versoes "normais" de telemoveis já extremamente caros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais que o preço, dou valor a comunidade. Essa sim é na minha opinião a maio vantagem de um Nexus. Mesmo depois de não haver suporte continuas a ter uma comunidade enorme, ROMs e Kernels com updates regulares.

      Eliminar
  2. Desde há 2 anos que só uso (e aconselho...) Nexus, excepção feita ao Moto G pelo que se houver um corte na linha dos Nexus vou-me sentir um tanto ou quanto orfão...

    Claro que dependerá sempre do que vier a seguir, mas como o ups disse, os Nexus representam experiência Android pura *e* um preço altamente competitivo para um equipamento de topo.

    Acredito que iniciativas como a OnePlus e agora que a Cyanogenmod se tornou uma empresa, há novas dinâmicas que se podem aqui criar...

    ResponderEliminar
  3. A ser nestes moldes, os Silver vão ser artigos longe do alcance da maioria da população. E resta saber se vão ser distribuídos a nível mundial.
    O Sony Ultra baixou $200, para $449 penso eu. Fui ver. Ai e tal, não está disponível :/

    Acho que a alternativa vai passar mesmo pelas propostas vindas do Oriente.

    ResponderEliminar