2014/06/26

CAVS e CARA querem combater falhas no streaming em movimento


Os operadores bem se podem esforçar por nos dar a melhor cobertura de dados mobile possível, mas quem ande constantemente em movimento saberá bem que a realidade é bem diferente das condições teóricas que se usam para as demonstrações. E nada demonstra isso de forma mais evidente do que o streaming de música ou vídeo via dados mobile, enquanto viajamos num carro ou outro meio de transporte - com constantes falhas e pausas para que a transmissão "recupere".

Mas há quem esteja a trabalhar em sistemas que minimizarão as falhas no streaming em movimento. Os Bell Labs - departamento de investigação e desenvolvimento da Alcatel-Lucent - e a net mobile AG estão a desenvolver uma tecnologia que permite melhorar o streaming sem que seja necessário investir em mais infraestrutura de rede.

Com a tecnologia Context-Aware Video Streaming, baseada no Context-Aware Radio Access (CARA), é criado um mapa das estradas, cobertura de rede e dados sobre o desempenho dos sinais de rádio, com os quais é possível prever o comportamento da rede no trajecto que está a ser feito. Se o sistema determinar que o utilizador está prestes a entrar numa zona que irá ser problemática, irá descarregar uma maior quantidade de dados enquanto está numa zona "boa", de modo a evitar interrupções quando entrar na zona "má".

O resultado é uma experiência onde o streaming de áudio/vídeo é feito sem interrupções, minimizando a dependência num sinal de qualidade constante dos operadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)