2014/06/26

Google+ e Google Glass sem referência no Google IO


Há dois anos tivemos direito a um mega evento de abertura centrado no Google Glass, com pára-quedistas e manobras radicais acompanhadas em directo pela audiência. No ano passado, o Google+ era o foco de todas as atenções, parecendo ser o novo núcleo fundamental e central de toda a experiência Google. Este ano... nada, nem menção do Google Glass nem referência ao Google+.

O Google Glass poderá ter ficado ausente devido às polémicas que têm sido levantadas (muitas vezes sem qualquer sentido) e para evitar que novamente surgissem as perguntas "mas afinal, quando é que isso chega ao mercado globalmente e para todos?" (Leia-se a um preço que não seja os $1499 actuais.)

Quanto ao Google+, agora sem Vic Gundotra, o Google parece ter-se finalmente resignado que os utilizadores não apreciam serem obrigados a usar serviços que lhes são impingidos; e a forma como tentou forçar a sua utilização poderá ter afastado definitivamente muitos utilizadores que de outro modo até poderiam vir a usar o serviço. Actualmente, só o Google+ Photos parece ir ganhando funcionalidades que interessam aos utilizadores de uma forma geral - com as organizações automáticas e até aplicação de efeitos - mas há também rumores de que o Google se prepara para desagregar o Photos do Google+, tornando-o num produto independente (que me parece fazer total sentido).

Sempre será bom ver que o Google está atento ao que se passa no mundo real, e que agora se prepara para fazer aquilo que muitos já diziam há muito: passar a olhar para o Gmail como sendo realmente o ponto central que atrai a quase totalidade dos seus utilizadores.

1 comentário:

  1. Contaram-me que um dia desses no jornal da noite da TVI mostraram uns tipos portugas que dizem ter criado um sistema de Realidade Aumentada para óculos que dizem ter uma tecnologia ainda mais avançada que a criada pelo Google... e mais aquele choradinho que por ser "uma descoberta de portugueses e em Portugal ninguém dá valor"... Já pesquisei no Google mas não achei nada. Mas ainda gostava de saber se há alguma verdade nisso ???

    ResponderEliminar