2014/06/26

Google volta a focar-se no Gmail com nova API


O Google parece ter perdido muito do interesse que tinha no Google+, que não teve qualquer menção de destaque no Google IO (ao contrário do que aconteceu no ano passado), e em sua substituição parece querer focar-se novamente num dos serviços que lhe é verdadeiramente fundamental: o Gmail.

Por muitos e novos serviços que surjam, para grande parte dos utilizadores a sua experiência na web continua a ser feito em torno do email - ou do Gmail, neste caso em concreto. Parece-me por isso que faz todo o sentido que o Google queira fazer com que o Gmail passe a servir como ponto central da nossa vida online, e facilitando o processo de integração e expansão da sua funcionalidade com esta nova API.

Actualmente, o acesso ao Gmail por apps externas é algo que causa grandes preocupações - por exemplo, uma app de viagens poderia aceder directamente ao nosso gmail para verificar emails com reservas de hotéis para nos apresentar um itinerário automático, mas a perspectiva de dar acesso a todo o nosso email (ou até à conta do Google!) a uma app torna-se muito arriscada. Com esta nova API, passa a ser possível estabelecer regras mais detalhadas sobre o tipo de acesso que uma app externa poderá fazer aos nossos dados, para além de evitar o recurso ao velhinho IMAP, concebido nos anos 70, e que já está completamente desadequado para o tipo de uso que se pretende hoje em dia (mas continuará a ser possível continuar a usar IMAP para interagir com o Gmail).

Claro que esta "abertura" do Gmail não é inocente. Ao serem criados mais serviços que interagem com o Gmail directamente usando a sua API, torna-se mais complicado esses serviços oferecerem as mesmas funcionalidades com outros serviços de email - e ao mesmo tempo complicam a vida a utilizadores que estejam "dependentes" desses serviços e estejam a considerar abandonar o Gmail.

Como sempre... há os dois lados da questão. Mas sendo eu um grande fã e utilizador intensivo do Gmail, penso que esta é uma grande jogada do Google, e que me parece fazer muito mais sentido do que nos tentar empurrar a todos para o Google+.

1 comentário:

  1. Entre outras não tão mainstream - por exemplo a adopção de Polymer como glue de todos os componentes do novo Android L/5 - esta foi mais uma excelente novidade.

    ResponderEliminar