2014/06/09

Microsoft prepara funcionalidades à Kinect para os próximos Windows Phone


Já disse por diversas vezes que a Microsoft perdeu uma oportunidade flagrante de se assumir como líder no reconhecimento de gestos "no ar" ao não apostar em força no Kinect como forma de interagir com os computadores - transformando-o num sistema standard e reconhecido por todos os Windows para além da Xbox - mas agora parece que finalmente vai fazer isso... nos Windows Phone.

Os fabricantes têm tido cada vez mais dificuldades em arranjar algo "novo" para adicionar aos seus equipamentos, e muitas vezes vemos coisas que são acrescentadas apenas pelo factor novidade mas sem real interesse prático. Já temos visto alguns equipamentos a implementar reconhecimento de gestos e até a capacidade de pairar o dedo sobre o ecrã; e em breve ficaremos a conhecer as capacidades "3D" do smartphone da Amazon; para não falar do project Tango do Google, que adiciona um verdadeiro "kinect" a smartphones e tablets; mas a MS parece finalmente empenhada em recuperar do atraso que tem nesta área com a chegada de um novo topo de gama da Nokia com nome de código McLaren e que permitirá fazer o reconhecimento de gestos 3D.

Esta capacidade de 3D Touch (ou Real Motion) será numa primeira fase exclusiva dos modelos da Nokia, e será acompanhada por uma actualização no interface, que permitirá "expandir" os Live Tiles para expandir a informação apresentada usando gestos no ar para o efeito.

A chegada destes 3D Touch parece vir também no seguimento da eliminação de botões físicos dos equipamentos (incluindo os de volume e até do "sleep/power"), tornando os equipamentos mais inteligentes e capazes de prever aquilo que os utilizadores querem fazer. Pegar num smartphone poderá activá-lo automaticamente, enquanto que pousá-lo de face para baixo poderá fazer com que entre em modo silencioso (algo que já é feito por alguns fabricantes).

Teremos que esperar para ver que tal estas novidades se comportam na prática, mas fico bastante curioso para ver o que os tais toques 3D poderão fazer... se forem bem explorados (sob pena de se arriscarem a ser mais uma daquelas novidades que depois não tem interesse prático no dia a dia).

1 comentário:

  1. Vai ser bom para quem não quiser "sujar" a tela... ;)

    Agora a sério, esse suposto "McLaren"(provável sucessor do 1020) vai sem dúvida ser uma coisa fenomenal, não tenho dúvidas. Cá o aguardo...

    ResponderEliminar