2014/06/14

NASA acelera as comunicações da ISS com o solo usando Lasers


Se estão frustrados por não terem um operador que faça uma ligação de fibra chegar à vossa porta, imaginem o que seria se essa escolha fosse ainda mais limitada pelo facto de se encontraram cerca de 500km acima da superfície da Terra. Para ajudar a acelerar as transmissões de dados entre a ISS e o solo, a NASA recorreu aos lasers... e com bons resultados.

As comunicações entre a ISS e o solo são sempre complicadas devido ao facto da ISS estar em constante movimento, orbitando o nosso planeta várias vezes por dia. Graças a este novo sistema de comunicação laser, foi possível acelerar as comunicações em 1000 vezes face às comunicações via rádio, permitindo transmitir um clip de vídeo de alta-definição para a terra em apenas 3.5s - algo que tradicionalmente teria demorado cerca de 10 minutos usando o sistema de comunicações habitual.

Mas não se pense que a coisa é fácil. Para que esta comunicação seja possível, é necessário manter um laser focado com precisão na ISS, coisa que a NASA equipada a manter um apontador laser no cabelo de alguém  a 10 metros de distância... enquanto essa pessoa se movimenta continuamente.

4 comentários:

  1. Não percebo como há ganhos de velocidade tão signigicativos. As ondas de rádio viajam à mesma velocidade que a luz (no vácuo). Não entendo com é que a atmosfera pode abrandar as ondas de rádio em mais de 170 vezes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo mesmo motivo que a "fibra óptica" leva mais informação que a rádio-frequência. :) Num feixe de luz podes sobrepor muito mais informação (maior frequência) de que num sinal de rádio-frequência.

      Eliminar
  2. equipara ... um único fio de cabelo ... (assim faz mais sentido)

    ResponderEliminar