2014/06/02

Samsung lança primeiro smartphone com Tizen


Depois de ter atingido a posição dominante na plataforma Android, a Samsung aventura-se agora para novas paragens, com o seu primeiro smartphone - que chegará às lojas - com Tizen: o Samsung Z.

O Samsung Z é um smartphone com características de gama média-alta, com um ecrã Super AMOLED de 4.8" (1280x720), CPU quad-core a 2.3GHz, 2GB de RAM, 16GB de Flash (+microSD), câmaras de 8MP e 2.1, 4G/LTE, etc. O mais estranho - mas compreensível, tendo em conta a linha orientadora que a Samsung quer seguir - será a inclusão do sensor de impressões digitais e de ritmo cardíaco, tal como temos no actual topo de gama Galaxy S5.



Fica assim dado o pontapé de partida para esta nova plataforma da Samsung, que poderá ser encarada de múltiplas formas. Na forma mais amena, será simplesmente uma actualização que vem substituir o velhinho sistema Bada da Samsung (que bem precisava de ser reformado), e que pretenderá coexistir a par dos seus Android apenas como forma de ter uma plataforma secundária e "própria". Noutra perspectiva, poderá tratar-se de uma preparação para uma aposta cada vez mais forte neste Tizen, com o objectivo de se assumir como plataforma dominante e preferencial para os equipamentos Samsung.

Penso que isso apenas poderá ser respondido pelos consumidores, e pela forma como receberem este Samsung Z. Provavelmente, muitos poderão nem reparar que este é um smartphone diferente dos "Androids", desde que nele possam fazer aquilo que querem fazer - e onde as coisas simplesmente têm um estilo ligeiramente diferente, como as Samsung Apps em vez das Google Apps, etc. Mas, se as pessoas se sentirem "enganadas" e repararem que afinal este Tizen deixa de fora a Google Store, e que isso lhes faz diferença... então irá obrigar a um reformular da estratégia da Samsung.

Se calhar será mesmo por isso que a Samsung decidiu dar a este modelo o nome Z... sendo que tanto poderá significar o eventual fim dos Android (para a Samsung), como eventualmente o fim do Tizen - caso não "pegue".

1 comentário:

  1. Ao menos que seja melhor que o LiMo dos Samsung H1...
    O smatphone a nivel de caracteristicas era muito bom mas estava MUITO sub-aproveitado pelo sistema medíocre que tinha!

    ResponderEliminar