2014/06/30

SPA consegue novo "tacho" à custa do YouTube


Não é que tivesse esperança que uma associação como a SPA deixasse de existir, mas certamente os seus gestores estarão a esfregar as mãos perante uma nova fonte de rendimentos que agora conseguiram vinda da maior "mina de ouro" da actualidade: o Google.

A SPA e o YouTube assinaram um acordo, passando a entidade a receber o dinheiro relativo à apresentação dos vídeos na plataforma do Google, algo que é descrito como tendo o intuito de "estimular a criação de música portuguesa e encorajar a presença dos músicos locais no YouTube". A SPA acena com a coisa do costume, de que os seus associados passarão a receber uma comissão pelos seus vídeos no YouTube - mas interrogo-me quantos realmente verão algum cêntimo proveniente desta via...

Aliás, não compreendo porque motivo, nos dias de hoje, haverá necessidade de ter a SPA a servir de intermediária entre os autores e as plataformas de distribuição, quando muito facilmente essas mesmas plataformas poderiam prestar contas directamente aos autores.

Não que eu tenha algo contra o "princípio" de haver uma associação que defenda os interesses conjuntos dos autores; só que quando essa mesma associação toma a liberdade de falsificar as assinaturas dos seus membros, numa busca gananciosa dos "cifrões" contra todo e qualquer bom senso realista, acho que se torna mais que evidente que os tais "princípios" já terão deixado de ser aquilo que a mesma considera como sendo o mais importante.

Mas como sempre, o tempo se encarregará de demonstrar quem mais lucrou com este acordo com o YouTube; se os autores portugueses... se a própria SPA.

3 comentários:

  1. Ai ai..
    como se nós já não soubessemos há muito para que serve a SPA, para defender os pequenos e indefesos artistas é que não é...

    ResponderEliminar
  2. Depois do caso das assinaturas falsas, já estou a ver estes parasitas a engendrarem um esquema de modo a receberem em nome de todos os artistas portugueses presentes no Youtube e não apenas daqueles que representam.

    ResponderEliminar
  3. Quando for grande também quero ser assim, ganhar dinheiro sem fazer ponta dum corno.
    Ah espera, ao contrário do pessoal da SPA, eu tenho vergonha na cara.

    ResponderEliminar