2014/06/20

WinDirStat - Visualiza o que te ocupa o disco


Hoje em dia temos tanto espaço disponível nos nossos computadores, que deixa de ser necessário fazer uma gestão cuidada sobre o que lá temos... fazendo com que inevitavelmente as coisas se acumulem até ao dia em que realmente virmos que o espaço já não chega para o que queremos. Nessa altura torna-se complicado descobrir quais são os maiores culpados pelo espaço ocupado, mas este WinDirStat trata do assunto.

Milhares de pastas, centenas de milhar de ficheiros... como é possível descobrir quais são os maiores responsáveis pelo pouco espaço que temos em disco? Com este WinDirStat podemos ver o que temos no disco numa eficiente forma visual que rapidamente revela quais as pastas e ficheiros que ocupam maior espaço no nosso disco. Uma ferramenta que tanto é valiosa para analisar discos de 2 e 3TB, como para manter tudo sob controlo num SSD de tamanho mais reduzido onde se tenha menor espaço para abusos.

O WinDirStat apresenta-nos três painéis, onde podemos ver uma lista das pastas por ordem de espaço ocupado; lista de espaço ocupado por tipo de ficheiros; e uma representação gráfica com blocos coloridos que representam as pastas e subpastas e o seu tamanho relativo - onde facilmente qualquer "abusador" saltará à vista.

Mais um daqueles utilitários obrigatórios em qualquer computador que deseje manter-se minimamente organizado.

4 comentários:

  1. Para esta finalidade costumo utilizar o Tree Size Free, que tem versão portable :-)

    http://www.jam-software.com/treesize_free/

    Muito bom, recomendo.

    ResponderEliminar
  2. Spacesniffer também é muito bom e tem menos de 1Mb (portable):

    http://www.uderzo.it/main_products/space_sniffer/download.html

    ResponderEliminar
  3. Um pormenor: se usarem o Onedrive (pelo menos no Windows 8.1), o WinDirStat mostra sempre o tamanho total ocupado por todos os ficheiros, mesmo que estes apenas estejam disponíveis online.

    Ou seja, têm 10GB de ficheiros no Onedrive, o WinDirStat mostra 10GB ocupados no disco, mesmo que tenham todos os ficheiros marcados como "Apenas online".

    ResponderEliminar
  4. Tenho o DriveSpacio e não o troco por outro. Até dá para fazer wallpapers. Pode ver por pastas, biblioteca ou até a totalidade do disco rígido. Um luxo.

    ResponderEliminar