2014/07/13

9 Receitas do IFTTT que te podem simplificar a vida


Não me canso de recomendar o uso do IFTTT para mil e uma coisas, e raramente passa uma semana sem que o use como exemplo para resolver algo que algum amigo me tenha perguntado como fazer. Hoje trago-vos mais uma série de 10 receitas que poderão ajudar-vos a simplificar a vossa vida... assim como perceber as potencialidades do IFTTT.

1. Receber um SMS quando recebem um email de alguém importante no Gmail


Estão de férias ou longe do computador, mas têm que estar atentos a um email de um patrão, amigo, ou familiar? Então nada como uma simples receita que vos envia um SMS sempre que receberem um email no Gmail de um remetente especial. Terão primeiro que dar acesso ao Gmail e validar o vosso número de telefone, mas a coisa funciona (pelo menos na rede Vodafone).


2. Backup dos contactos do iPhone numa folha de cálculo no Google Drive


Se usam um iPhone e gostariam de ter um backup dos vossos contactos num formato mais tradicional. Esta receita permitirá guardar numa folha de cálculo no Google Drive todos os novos contactos que adicionarem.


3. Receber uma notificação caso vá chover nesse dia


Se se preocupam com o estado do tempo e não querem arriscar sair sem o guarda-chuva, há uma receita que vos envia uma notificação para o vosso Android caso a previsão seja de chuva. Obviamente, também têm uma versão que envia uma notificação de chuva para dispositivos iOS (ou por email, ou SMS, se assim o preferirem).


4. Silencia o teu Android à noite


Se o teu Android não tem opção para modo de silêncio em períodos programados, poderás fazê-lo simplesmente com esta receita que o coloca em modo silêncio todos os dias à hora que disseres (e obviamente, poderás usar outra receita para repor o volume noutra hora à tua escolha).


5. Envia um SMS sempre que sais de determinado sítio


Se gostas de manter a tua família ou amigos informados dos locais por onde andas, podes usar esta receita para enviar um SMS sempre que sais de determinado sítio. Poderá ser uma mensagem para a esposa ou marido quando se sai do trabalho; poderá ser uma mensagem dos filhos para os pais a dizer que saíram da escola; etc.


6. Regista sempre que chegas ou sais de um local numa folha de cálculo


Já que estamos a falar de localização, que tal uma receita para manter um registo de quando chegas ou sais de uma área, numa folha de cálculo no Google Drive? Poderás usá-la como "relógio de ponto" para o trabalho, ou simplesmente para controlares quanto tempo passas em determinado shopping; ou de quando os filhos chegam e saem da escola.


7. Actualiza a tua foto de perfil no Twitter quando mudas a do Facebook


Se dás uso ao Facebook e Twitter e gostas de actualizar a tua foto de perfil frequentemente, então esta receita vai ser mesmo ao teu gosto: quando mudares a foto do Facebook mudará automaticamente a do Twitter também.


8. Recebe um alerta caso te desligues de determinada rede WiFi


Se já sofrestes contas inesperadas devido ao teu smartphone se ter desligado da tua rede WiFi e começado a gastar dos dados mobile, esta receita poderá ser do teu interesse: mandando uma notificação sempre que te desligares de uma rede WiFi à tua escolha.

Aliás... a nível de ligares e desligares de redes WiFi tens imensas possibilidades: como silenciar o telefone quando te ligas a determinada rede WiFi (por exemplo, trabalho), voltar a repor o som quando te desligas dela ou te ligas ao WiFi de casa; etc.


9. Receber um email sempre que um feed RSS for actualizado


Se gostam de seguir determinados sites que são actualizados com pouca frequência, uma forma simples de o fazerem será receberem um aviso sempre que algo de novo for publicado. Isso é algo que podem fazer facilmente com esta receita, mas não se esqueçam que poderiam facilmente modificá-la para que fossem alertados via SMS, ou uma notificação para Android ou iOS, ou até fazendo mudar a cor de uma lâmpada Philips Hue em vossa casa.

É essa a grande versatilidade que o IFTTT vos dá, sem terem que perceber como é que as coisas funcionam nos bastidores.

Usem e abusem, e descubram tudo aquilo que podem fazer...


Agora aproveita e espreita o restante top 10 das dicas para descobrires outras coisas úteis. :)

2 comentários:

  1. Já tentei ter a receita 6. sobre o registo de localização activa, mas até hoje nunca consegui que funcionasse eficazmente - não percebo porquê.

    Fico sempre com várias entradas/saídas que não correspondem.

    ResponderEliminar
  2. Nenhuma das receitas me satisfaz. Falta algo mais picante...

    ResponderEliminar