2014/07/31

BitTorrent Bleep - Serviço de mensagens e chamadas VoIP sem servidores centrais


Os protocolos P2P muito evoluíram nas últimas décadas, não só tornando mais eficientes a partilha de grandes volumes de informação, mas fazendo-o também de formas cada vez mais difíceis de impedir. Agora, o BitTorrent põe esse tecnologia também ao serviço de um programa de mensagens que assim ganha também essas mesmas propriedades.


O BitTorrent Bleep é um programa de envio de mensagens, mas que ao contrário dos programas tradicionais, não está dependente de um (ou mais) servidores centrais. Curiosamente, é compatível com SIP, o standard para mensagens e comunicações de voz VoIP. Como vantagens a empresa apresenta o facto deste programa se basear no DHT (Distributed Hash Tables) que alguns utilizadores já poderão reconhecer dos torrents, e que assim dispensa a necessidade dos tais servidores centrais, o que torna praticamente impossível qualquer tipo de intercepção ou escuta que pudesse ser feita de forma generalizada nesse ponto.

Igualmente curioso é que também o Skype, agora da Microsoft, inicialmente utilizava uma estrutura distribuída, e onde alguns utilizadores poderiam servir de "mini-centrais" para fazer a ligação entre outros utilizadores. Algo que depois a MS mudou para uma arquitectura mais tradicional, com servidores centrais (e levantando também algumas suspeitas quanto a isso facilitar as escutas; embora a MS sempre dissesse que o motivo era a melhoria da qualidade do serviço, de modo a não depender de factores fora do seu controlo).

Por enquanto o Bleep apenas está disponível para Windows e por convite, o que considerando o seu estado pré-alpha será talvez o mais apropriado. Agora é só esperar para que corrijam os erros e limem as arestas, e quando chegar a uma versão mais adequada para o público, veremos que tal será a reacção dos internautas que estão descontentes com as espionagens da NSA e afins.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Está ainda cru. A BitTorrent tornou-se uma empresa, americana, perfeitamente normal, que, além do cliente da rede Torrent com o mesmo nome, disponibiliza serviços a empresas.

    Agora anuncia o BitTorrent Bleep, que há-de estar conforme as leis americanas. E é aqui que voltamos ao mesmo:

    - As pessoas "mal intencionadas" não vão poder interceptar as mensagens e lê-las, nem atacando os servidores da BitTorrent, pela simples razão de que as mensagens não passam por lá. Aqui cada serviço do mesmo tipo está, genericamente obrigado ao mesmo, embora às vezes haja barraca, como foi com o WhatsApp.
    - Agora, uma questão bem diferente é se, em vez de pessoas "mal intencionadas", forem "pessoas bem intencionadas", leia-se, autoridades com mandato judicial (e agências de segurança com mandato judicial "facilitado"). Tenho para mim, e estou longe de ser o único, que nos EUA não é permitido um serviço de comunicações de voz (telefónico ou por VOIP) ou mensagens instantâneas (como o BitTorrent Bleep) sem que o provedor do serviço (a BitTorrent) assegure que as mensagens podem ser interceptadas e lidas.

    A conclusão que tiro é simples: o serviço poderá ser muito seguro relativamente aos "mal intencionados". Relativamente aos "bem intencionados" pode não lhes facilitar muito a vida mas não os deixará de fora.

    ResponderEliminar