2014/07/23

Captura de movimentos 3D com 480 câmaras "surround"


Existem muitos e variados sistemas de captura de imagens e movimentos em 3D, recorrendo a câmaras 3D, múltiplas câmaras, ou sistemas que recorrem a marcadores colocados nos elementos a seguir; mas quase todos eles têm inconvenientes. Inconvenientes que agora deixarão de existir com este "igloo" de captura surround.

Em 1999 o mundo ficou espantado com o efeito bullet time que foi usado em Matrix e que recorria a dezenas de câmaras para captar imagens de múltiplos ângulos. Este dome criado por investigadores da Universidade de Carnegie Mellon leva esse conceito mais além, recorrendo a 480 câmaras distribuídas em seu redor, que permitem seguir com precisão todo o tipo de movimentos feitos, sem necessidade de marcadores especiais.

Com este volume de câmaras, que podem seguir mais de 100 mil pontos individuais no espaço tridimensional, podem analisar-se todo o tipo de movimentos complexos que noutros sistemas poderiam ser complicados de registar devido a oclusões (pelo próprio corpo, ou outras pessoas/objectos). Este sistema pode ainda ser expandido para escalas maiores, como por exemplo, um estádio ou arena, abrindo novas possibilidades quando ao registo e captura de dados 3D sem necessidade de equipamento adicional.

... Imagino que os artistas que actualmente têm que andar vestidos com fatos ridículos para o tracking 3D, ou sofrer com a colocação de pontos nos seus rostos irão apreciar que os estúdios de cinema rapidamente adiram a este novo sistema! :)




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)