2014/07/14

Dropbox ganha streaming sync para acelerar ficheiros grandes


O Dropbox é um daqueles serviços indispensáveis para a maioria dos utilizadores (se não o estão a usar, ou algum serviço equivalente, não sabem o que perdem), e agora passa a ter um novo modo que promete acelerar a sincronização de ficheiros de grandes dimensões: o streaming sync.


Este streaming sync entra em acção sempre que os ficheiros a sincronizar sejam maiores que 16MB, e tipicamente permite acelerar o processo de sincronização em 25% - embora nalguns casos as melhorias possam ser de 100% (se estão curiosos por saber os detalhes técnicos, o Dropbox não esconde como tudo se processa nos bastidores, incluindo a explicação do seu funcionamento básico.)

De forma simplificada e resumida, anteriormente, para que um ficheiro fosse sincronizado entre múltiplos dispositivos, era necessário que fosse enviado totalmente antes de começar a ser descarregado para os outros computadores. Com este novo streaming sync, esse processo de sincronização pode começar a acontecer mesmo enquanto o ficheiro está a ser enviado, acelerando bastante o processo - particularmente, em caso de ficheiros com centenas de megabytes ou até gigabytes.

O melhor de tudo é que não têm que se preocupar com nada... assim que o vosso Dropbox se actualizar automaticamente começará a tirar partido deste novo sistema de streaming sync (nos ficheiros superiores a 16MB) sendo que para o utilizador nada muda.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)