2014/07/24

Ex-responsável pelo Google Maps lança app de geo-localização inteligente


Ainda hoje vimos que o Google Maps ficou mais inteligente, mas há ainda muito mais por fazer... como nos revela Sam Liang, que trabalhou no Google Maps mas que agora se dedica à sua própria start-up e a esta nova app: PlaceUs.

Infelizmente, por agora esta app está disponível apenas para iOS e limitada aos EUA e Canadá; mas a ideia é manter ligadas as pessoas com os familiares e amigos mais chegados. Só que o PlaceUs tem maiores ambições que outras apps de partilha de localização.

Para começar, a app promete um uso mais despreocupado e inteligente, aprendendo com as nossas rotinas e podendo enviar mensagens automaticamente: avisando a vossa esposa ou marido assim que saem do trabalho e vão a caminho de casa; ou alertando alguém quando apanham trânsito e vão chegar atrasados. Pode também fazer coisas como detectar que já há algum tempo que não vão ao ginásio, e lembrar-vos disso (se calhar muitos preferiam não ser relembrados! :)

Outro aspecto curioso, é que a app promete distinguir entre as vossas deslocações a pé e de carro, e fazer também a contabilização do consumo de combustível do vosso automóvel - alertando-vos também quando acha que está na altura de reabastecer e mostrando os postos de combustível mais próximos.

Vindo de quem vem, não será de surpreender que a app use todas as técnicas possíveis para poupar bateria; sendo que o tracking em tempo-real (mais gastador) apenas entra em acção caso algum dos vossos amigos esteja a seguir-vos activamente no mapa. Claro que têm também disponíveis todas as opções de privacidade imagináveis, podendo esconder a localização temporariamente (ou permanentemente) individualmente para cada um dos vossos contactos.

É o tipo de app que imagino que daqui por mais um ou dois anos venha a fazer parte integrante de todos os sistemas operativos mobile - e fazer-nos esquecer os dias em que se tinha que manualmente fazer check-ins ou dizer por onde se anda.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)