2014/07/29

Facebook relembra que será obrigatório instalar Messenger para mandar mensagens


O Facebook já tinha revelado as suas intenções de retirar as mensagens da sua app principal; e agora volta a relembrar que isso está prestes a acontecer. Em breve, quem desejar continuar a falar com os seus amigos terá que instalar mais uma app nos seus smartphones.

Tecnicamente, será fácil entender que tanto a app do Facebook como a do seu Messenger começam a atingir níveis de complexidade que são melhor servidas com linhas de desenvolvimento independentes. Mas isso pouco servirá de consolo a quem estivesse satisfeito em usar apenas a app do Facebook para tudo. Também é certo que muitos utilizadores do Facebook até poderão preferir o facto de terem uma app dedicada para as mensagens, que evita carregar e usar a app principal, mais "pesada" - e muitos deles já o fazem, desde o lançamento do FB Messenger.

Só que aquela pequena questão de em breve isso passar a ser obrigatório é algo que poderá não cair bem com muitos utilizadores; especialmente se forem daqueles utilizadores do Facebook que já só estavam a aguardar uma "desculpa" para deixarem de usar o serviço. Se por um lado haverá quem goste de usar a app de messenger independente (e refira-se que a integração entre ambas as apps até está bastante bem conseguida), haverá também quem ache que, para usar uma app de mensagens independente, então para isso será melhor optar por uma app como o WhatsApp ou outra, que permite falar com amigos mesmo que não tenham Facebook.

Seja como for, preparem-se... pois o Facebook irá começar a relembrar-vos de forma cada vez mais frequente desta obrigatoriedade de usarem a app de mensagens caso desejem continuar a falar com os vossos amigos. Se são utilizadores do Facebook, como é que encaram esta exigência: como algo natural e com lógica... ou preferiam continuar a poder fazer isto na app principal do Facebook?

7 comentários:

  1. Se for para tornar a APP Principal mais pequena, com menos consumo de net, bateria e Ram. Concordo!!!

    ResponderEliminar
  2. Acho que a melhor maneira de aceder ao facebook é mesmo aceder através do browser do telemóvel, o site é responsive efaz tudo o que a app faz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso ultimamente tenho utilizado o fb no browser e funciona bastante bem. Mesmo com o meu dual core chines.
      Tendo já o fb instalado no tlm, assim que instalo o messenger noto uma lentidão enorme no telemovel, quer utilize a app ou nao. Parece que agora vou ter de instalar novamente, só para estar sempre disponivel no chat...

      Eliminar
  3. Duas aplicações para fazer o mesmo que uma???
    Não me parece!

    ResponderEliminar
  4. O facebook messenger veio deteriorar o bom que havia no WP. O hub das mensagens dava para falar também pelo facebook. Agora, na versão 8.1... Nada. É pena esta obrigatoriedade em usar varias apps para o mesmo propósito. Agora, nos vários SO, tem-se de usar pelo menos as apps facebook e facebook messenger. Mas a Microsoft não fez melhor, ainda existe a APP skype, que já deveria estar imbutida no SO da mesma.
    É o mundo dos negócios.

    ResponderEliminar
  5. A app principal do Facebook já tem um consumo considerável de ram. Mesmo que não esteja aberta corre sempre de fundo. Então agora duas apps do Facebook a correr de fundo vão ser quase 100 mb de ram só por conta do Facebook

    ResponderEliminar
  6. Esta aplicação é um grande treta. Aqui em casa temos uma tablet para três pessoas. Mesmo com o Facebook desligado, quando eu clico nesta nova aplicação tenho acesso às conversas privadas de outra pessoa. Isto evitava-se tudo se ao entrar nestas mensagens fosse pedido uma password. Estou errado?

    ResponderEliminar