2014/07/31

HealthTap - Consultas médicas via videochamada


Com toda a tecnologia que temos hoje ao nosso dispor, não fará sentido tirarmos o máximo proveito dela possível de forma a nos facilitar a vida e tornar a utilização dos serviços e recursos disponíveis o mais eficiente possível? Que tal vos parece a possibilidade de se fazer uma consulta médica via videochamada?

O HealthTap é um serviço que permitia a qualquer pessoas fazer perguntas que seriam respondidas por médicos. O equivalente a qualquer um dos milhões de forums de ajuda espalhados pela Internet, mas dedicado a esta temática específica. Agora, o serviço vai expandir-se para modalidades pagas, em que disponibilizará tele-consultas a quem quiser falar directamente com um médico "cara a cara".

Não percebendo nada de medicina, imagino desde logo que existam inúmeras situações onde uma consulta presencial será indispensável, permitindo que o médico possa ver e analisar coisas que não poderiam feitas remotamente. Mas, não me custa imaginar que existem também milhões de outras situações, que poderiam muito bem ser resolvidas remotamente com base no que se pode ver e ouvir. Para todos estes casos, a possibilidade de as consultas serem feitas remotamente, poupando as potencialmente inconvenientes deslocações aos centros de saúde/hospitais, para além de permitirem uma maior eficiência do aproveitamento do tempo dos médicos, seria uma enorme mais valia.

E isto sem sequer considerar todo o conjunto de dados adicionais que em breve poderão estar a ser monitorizados por uma nova geração de wearables: que poderão manter um registo do nosso ritmo cardíaco ao longo do dia, níveis de glucose no sangue, pressão arterial, temperatura e sabe-se lá que mais.

Neste caso, trata-se de um serviço privado e pago à parte. Mas, será que algo deste tipo não seria algo que o próprio sistema nacional de saúde deveria adoptar e promover como forma de aumentar a sua eficiência - para além de facilitar a vida aos cidadãos? Pelo menos para mim, parece-me que seria uma forma de as pessoas poderem ver/falar com o seu médico de família de forma mais frequente e regular.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Não sou "encartado" na coisa, mas sei que o meu sogro telefona à médica do Centro de Saúde, ela faz-lhe uma "consulta por telefone" e depois passa-se por lá para ir buscar a receita se houver. Não é cunha nenhuma, por isso a médica deve fazer isso com outros. Se é só ela ou está generalizado não sei. Faz todo o sentido quando as maleitas são as do costume, em vez de obrigar as pessoas a ir para lá de madrugada.

    Encontrei isto que penso que seja sobre o assunto. http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/rede+telemedicina.htm

    ResponderEliminar
  3. Se há casos em que tal é viável, exemplo da renovação de receitas, não é por acaso que o governo quer pôr os enfermeiros a fazer isso mesmo, outros há em que o médico tem que observar, tocar, auscultar, etc o doente e aí .....

    ResponderEliminar