2014/07/17

Impressões de qualidade com tinteiros HP originais [Apoiante Semanal]


Continuo a achar fascinante como hoje em dia é possível ter impressoras de alta qualidade, capazes de imprimir fotografias que por vezes rivalizam com a dos melhores estúdios fotográficos, a preços incrivelmente acessíveis. Mas, para que os resultados sejam os melhores, há que recorrer a consumíveis também de qualidade.

A HP é uma das marcas de referência em várias áreas, sendo a impressão uma delas, e a empresa não se cansa de referir as vantagens de usar tinteiros originais. Sim, todos sabemos que é possível imprimir-se em praticamente todo o tipo de papel, e recorrer a tinteiros reciclados, reenchidos, ou de marcas alternativas - opções que se tornam atractivas quando nos limitamos a imprimir folhas que destinam a uso corrente, e que muitas vezes vão parar ao lixo poucas horas depois de serem impressas.

Mas, e se estiverem a imprimir uma foto em papel fotográfico de qualidade, para adornar um álbum fotográfico ou até ser emoldurada e exposta com orgulho em vossa casa (ou ser oferecida a familiares ou amigos)? Será que querem mesmo olhar para uma foto que se desvanecerá ao fim de algumas semanas ou meses? Será que querem imprimir uma foto onde a cor da pele se transforme num sintoma que nos faz interrogar porque motivo essa pessoa não foi ainda ao médico?


Postas as coisas em perspectiva, se calhar o preço pedido por tinteiros HP originais se calhar acaba por nem ser assim tão caro considerando as milhares de impressões de qualidade que irá permitir fazer - com o descanso adicional de sabermos que não corremos o risco de estar a usar tintas que poderão danificar as delicadas cabeças de impressão, responsáveis por transformar as microscópicas gotas de tinta nas imagens que vemos surgir no papel. Sendo este o caso, não se esqueçam que quase sempre compensará optar pelos tinteiros XL ou os combo packs de cores, que se traduzem numa poupança de 50% e 20% respectivamente, face à compra de tinteiros de tamanho normal avulso.

3 comentários:

  1. O problema é que os tinteiros secam depressa... Existe alguma forma de evitar que sequem? Comprar 5 tinteiros originais, imprimir meia dúzia de folhas, no mês seguinte já não é possível imprimir com qualidade... Fica muito caro...

    ResponderEliminar
  2. O problema é quando esse espaço de tempo é grande e obriga a inúmeros processos de limpeza de cabeça para deixar de haver falhas na impressão...não há tinteiros que aguentem. As duas impressoras que tenha/tive usam sistemas de terceiros, uma delas (Epson R1900 A3) usa CIS e a outra (Brother tinteiros fora da cabeça) usam tinteiros recarregaveis de alta capacidade. Já poupei centenas de euros.
    A R1900 com 8 mini tinteiros ficava cerca de 120 euros cada jogo, comprei o sistema CIS por cerca de 100 euros já com 100ml de cada tinta o equivalente a 10 tinteiros de origem por cor.
    A única desvantagem era o facto de ter comprado tintas Dye e não Pigment como de origem mas foi por opção. Como imprimia mais trabalhos de design que fotograficos a diferença absoluta era pouca para compensar alguma vez estar sempre a comprar os de origem a preços absurdos e que nas Epson basta ligar e desligar a impressora para vazar os tinteiros.

    ResponderEliminar
  3. E uma coisa é comprar tinteiros concorrentes outra é comprar tinteiros vazios e comprar tintas de qualidade em fracos como faço.
    Esses problema de cor não ocorrem. Tenho fotografias imprimidas tanto com as originais como com as outras e continuam sem perder a cor. Depende muito do que se compra.
    Assim como as tintas originais não todas iguais a de terceiros também não, os métodos de impressão também são diferentes e a durabilidade igualmente.
    Se há estúdios a comprar sistema CIS para estas impressoras de grande formato, isto é a partir do A3 é porque a qualidade da impressão não se degrada de forma notória se é que se degrada ao usar tintas originais em fracos.

    ResponderEliminar