2014/07/30

Investigadores criam ecrã que dispensará uso de óculos


A tecnologia vai evoluindo a ritmos acelerado, mas por outro lado os utilizadores também vão envelhecendo e vendo - ou neste caso, deixando de ver de forma tão nítida como era desejada (para não falar naqueles que desde cedo sofrem de problemas de visão). Agora, há investigadores que trabalham num ecrã que poderá ser visto perfeitamente sem que sejam necessários óculos.

Esta tecnologia de ecrãs sempre nítidos tem um princípio de funcionamento bastante simples. O problema das pessoas que sofrem de miopia ou hipermetropia é que a imagem não fica focada na retina, fazendo com que seja necessário o uso de óculos ou lentes de contacto que corrijam esse problema.



O que os investigadores fizeram para este ecrã, foi simplesmente aplicar essa correcção directamente na imagem do ecrã, de modo a compensar a distorção dos olhos, e assim fazendo com que o utilizador possa ver uma imagem perfeitamente nítida sem  necessitar de óculos.

O sistema recorre a um filtro lightfield, o mesmo tipo de sistema que é usado pelas câmaras Lytro que podem captar uma imagem e refocá-la em qualquer ponto, mas aqui sendo aplicado de forma inversa, aplicada a um ecrã em vez de um sensor de imagem.

Claro que para um utilizador com visão perfeita, ao olhar para um destes ecrãs ajustado para alguém com necessidade de correcção visual verá uma imagem "desfocada". Mas, sabendo-se como a tecnologia encontra sempre maneira de resolver os problemas, será bem provável que estes ecrãs possam ser dinamicamente ajustados de forma a que possam reconhecer um utilizador (e quem sabe, até talvez analisar automaticamente os seus olhos), e apresentar sempre a imagem mais nítida possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)