2014/07/30

Notícias do Dia

Fantasma da PL118 regressa para preocupar os portugueses; MEO lança a sua proposta 5 Play - o M5O - oficialmente; os ecrãs holográficos à Star Wars parecem estar um pouco mais próximos da realidade; a Amazon Espanha baixa os portes dos envios para Portugal; e ainda em Espanha surge uma proposta de lei que torna obrigatório pagar para se poder ter um site com excertos de notícias e links para os originais.

Seguem-se as notícias do dia, mas não sem antes vos relembrar que esta semana estamos a oferecer um cartão SanDisk Eye-Fi de 8GB, e só têm que responder às perguntas que vamos fazendo diariamente:


Virgin Mobile lança plano completamente configurável pelos clientes

Quantas vezes não temos que nos conformar em aceitar tarifários que não são precisamente aquilo que queríamos? Talvez quiséssemos mais dados, mas para os ter temos que optar por um tarifário com mais minutos e SMS que não nos fazem falta; ou vice-versa. Agora, a Virgin Mobile disponibiliza um tarifário que é completamente configurável pelos clientes, que assim podem escolher precisamente a quantidade de minutos de chamadas, SMS e dados que desejam - podendo até alterar as condições a meio do mês, reduzindo ou aumentando conforme necessário - e até com a possibilidade de adicionarem aditivos que vos dão acesso ilimitado a vários serviços (como Facebook, Twitter, etc.)

Não digo que vá ser melhor que os tarifários que temos por cá, incluindo alguns que também são "semi-configuráveis", mas... não deixa de ser uma ideia interessante.


Windows Phone 8.1 expande Cortana para mais países


A actualização para o Windows Phone 8.1 traz bastantes novidades, mas uma das que nos poderia inspirar maior interesse seria a expansão da Cortana para mais países. Infelizmente, ainda não é desta que o português passa a ser considerado para estes assistentes digitais. A MS optou (compreensivelmente) por dar prioridade a mercados de maior dimensão, como China e Índia, assim como a outros onde apenas terá que afinar o "sotaque" do inglês (Canadá, Austrália, Reino Unido).

Resta-nos o consolo de assim parecer estar mais próxima a nossa vez.


Projectos para a Lisbon Mini Maker Faire


Em Setembro vamos ter a primeira Mini Maker Faire em Lisboa, e se tiverem projectos para apresentar não se esqueçam que terão que os propor até amanhã (31 de Julho). Vamos lá fazer deste evento um "mega" sucesso de modo a que no próximo ano já se possa remover o "mini" do nome. :)


Consumidores aceitam limites na net móvel mas não na net fixa


Nos EUA, os consumidores parecem não estar muito preocupados com os limites na internet móvel, mas não aceitam que as suas ligações fixas estejam sujeitas a limites. Afinal o problema do "ilimitado" não é algo que apenas seja discutida por cá; e isso facilmente se percebe num país onde o Netflix tem enfrentando as constantes questões da saturação das ligações (e tendo que pagar mais para que os diversos operadores "abram as portas".

Mas a questão que mais me preocupa é: não será um erro começar já por assumir que é aceitável limitar as ligações de dados mobile? Não se deveria estar também a lutar para que também a internet mobile avançasse no sentido do acesso ilimitado?

(Claro que por enquanto temos outras preocupações... como a autonomia dos smartphones, que acabaria por funcionar como um travão ao uso "ilimitado"... :)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

2 comentários:

  1. "possibilidade de adicionarem aditivos que vos dão acesso ilimitado a vários serviços (como Facebook, Twitter, etc.)" Então e a neutralidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou contra este tipo de discriminação, mas também por cá já se tem disto há muito: desde o tráfego MEO Cloud e MEO Music que não conta para os clientes MEO, ao tarifário WTF que também não contabiliza certos serviços...

      Para mim são maus "prenúncios" do que estará para vir, mas a realidade é que já aí estão.

      Eliminar