2014/07/29

Sharks Cove quer ser o Raspberry Pi para Windows


Os Arduino e os Raspberry Pi foram responsáveis por uma enorme explosão dos projectos caseiros (e também comerciais) que até então ficavam na gaveta por falta de capacidade de se criar todos os componentes. Agora, também a Microsoft e a Intel querem cativar aqueles que necessitam de fazer o mesmo mas usando o sistema Windows, com este pequeno computador Sharks Cove.


O Sharks Cove é um computador destinado a developers, e que conta com um Intel Atom quad-core 1.33-1.8GHz, 1GB de RAM, 16GB de flash + microSD, portas USB, HDMI, e diversas portas de I/O que disponibilizam interfaces para comunicação I2C, I2S, UART, SDIO, e MIPI. Com ele os developers podem desenvolver não só sistemas baseados no Windows tradicional (o Sharks Cove vem com Windows 8.1), como também Windows Phone, Android e claro... também Linux.

Embora o Sharks Cove tenha um preço bastante mais elevado que um Arduino ou Raspberry Pi ($299/€239) a Microsoft diz que o seu preço é largamente compensado pelo hardware que disponibiliza e pelo facto de trazer um Windows 8.1 incluído, permitindo a utilização do Visual Studio Express gratuito e assim servindo como um sistema de desenvolvimento Windows a preço bastante reduzido.

Não me parece que vá tirar clientes aos Arduino e Raspberry Pi, que permitem fazer igualmente todo o tipo de projectos a custo mais reduzido; mas para aqueles casos em que por um qualquer motivo tiverem obrigatoriamente que usar Windows (talvez por compatibilidade ou para integração noutros sistemas já existentes), ou ter uma base de hardware mais potente que os sistemas referidos, então será certamente uma solução a considerar.

2 comentários:

  1. Este Atom é o mesmo só meu tablet Acer W4 e tem já bastante potência, nada haver com a má fama dos Atom antigos, além da gráfica ter Quick Sync e descodificar Blu-ray 3D MVC por hardware.

    A questão é que por esse preço não é incomum encontrar tablets e netbook com hardware superior e Windows. É verdade que não são tão compactos e não tem os I/O desta placa.

    ResponderEliminar
  2. "a Microsoft diz que o seu preço é largamente compensado ......, ....e pelo facto de trazer um Windows 8.1" hehehehe claro!

    ResponderEliminar