2014/07/16

MediaTek lança novo CPU topo de gama com Full HD a 480fps


Já devíamos saber que assim que começamos a acomodarmos às capacidades dos sistemas actuais, algo de novo surge no horizonte para nos relembrar que a evolução não pára. Se pensavam que os actuais e potentes CPUs (SoC) nos dispositivos mobiles já eram mais que suficientes, vejam só o que está para chegar com o novo chip topo de gama da MediaTek.

O novo MediaTek MT6795 vem ocupar o lugar de topo da linha MT67xx, com um chip octa-core de 64 bits, a funcionar a 2.2GHz e memória LPDDR3 a 933MHz. Este chip suporta ecrãs de 2560x1600 e com frequências até 120Hz; LTE Cat 4 (150Mbps); WiFi ac; BT 4.0; carregamento wireless; e - algo mais incomum - a capacidade de gravar vídeo Full HD a 480fps, para filmagens sem "slow-motion" de alta qualidade (actualmente, os que conseguem fazer este tipo de coisa ficam-se pelos 120fps).

Embora não me pareça que a funcionalidade de "slow-motion" seja por si só um argumento crítico na decisão por um equipamento; acho que este chip apresenta um bom conjunto de características que o tornará atractivo para produzir smartphone de gama média/alta que começarão a chegar ao mercado no final do ano. Pessoalmente, fico bastante curioso para ver se algum dos fabricantes irá dar uso à tal possibilidade de usar ecrãs de 120Hz, para nos proporcionar uma experiência verdadeiramente fluida (assumindo que depois o software não "atrasa as coisas"). Pelo menos do lado do Google, temos a promessa de que com o Android L todos os efeitos do seu material design irão correr a 60fps, o que já é um bom ponto de partida.

Que tipo de coisa poderemos esperar dos chips que serão lançados daqui por um par de anos?

2 comentários: