2014/07/05

NASA lançou novo satélite para observar o CO2


Enquanto alguns continuam a não acreditar que a forma como a nossa civilização tem evoluído tem tido um impacto significativo no planeta, do outro lado continuam a compilar-se dados que parecem não deixar margens para dúvida. E em breve, mais dados teremos, provenientes do novo satélite Orbiting Carbon Observatory-2 lançado pela NASA.


Orbiting Carbon Observatory-2 irá estudar detalhadamente todo o ciclo do dióxido de carbono, de importância crítica para todo o nosso ecossistema, e que tem sido factor de enorme preocupação entre os cientistas. É que ao longo de centenas de milhares de anos o nível de CO2 na atmosfera terrestre tem seguido padrões regulare, variando entre as 180 e as 300ppm... mas nas últimas décadas esse valor disparou para níveis muitíssimo mais elevados e - aparentemente - completamente fora de controlo.


Não é que sejam necessários mais dados para demonstrar que isto tem efectivamente a ver "connosco"... mas esperemos que ajude a convencer aqueles que ainda precisam de ser convencidos - e de que o faça ainda a tempo de se poder combater esta situação.

O OCO-2 vai "encarreirar" com a restante constelação de satélites que segue o chamado "A-Train", uma mesma órbita que permite que a monitorização e dados dos diferentes satélites possa ser mais facilmente correlacionada (com os satélites a fazerem as suas diferentes medições sobre uma mesma área aproximadamente ao mesmo tempo).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)