Aos poucos, o Google Drive vai ficando mais composto, e depois da chegada dos add-ons aos Docs e Spreadsheets (o que permite ampliar as suas potencialidades), esta semana é a vez das assinaturas digitais ficarem disponíveis para todos.
A assinatura digital de documentos só é possível no Google Chrome e para o poderem fazer torna-se necessário instalar o suplemento “Hello Sign”, cuja configuração não tem nada de complicado - o mesmo já não se pode dizer do processo de criação da assinatura digital, que poderá ser um caso “complicado” caso não tenham um ecrã touchscreen e seja necessário recorrer ao rato para “desenhar” a vossa assinatura.
Depois de tudo configurado, já é possível criar novos documentos de texto no Google Drive e colocar a assinatura onde bem entenderem. No final, basta escolher a opção “email as PDF” para enviar o documento assinado. Mas, apesar do nome desta acção, o documento não é enviado por email para o destinatário; em vez disso, é enviado um email com um link para o destinatário consultar o documento no site da Hello Sign (podem ver aqui um exemplo), a partir do qual também será possível fazer o respectivo download.
Este serviço de assinatura digital da Hello Sign está limitado a 3 documentos por mês. Se quiserem assinar mais documentos, terão que fazer a subscrição do serviço, que vos permitirá assinar um número ilimitado de documentos por um valor mensal a partir dos $12,42 (cerca de €9).
O Hello Sign também está disponível para as plataformas móveis (iOS e Android), o que permite assinarem documentos em qualquer local.
[escrito por Nuno Barros]
O título deveria ser mais esclarecedor pois o termo assinatura digital é com certificados digitais ;)
ResponderEliminarClaro que sim. As pessoas continuam a confundir assinatura digitalizada com assinatura digital...
EliminarConfere
EliminarSerei o único a quem a quantidade de permissões que estes novos Add-on do GDrive pedem faz confusão?
ResponderEliminarAté hoje, qualquer add-on que me tenha despertado interesse nunca foi instalado depois de ver as permissões requeridas. Estamos a falar de documentos e emails pessoais, alguns deles regidos por confidencialidade comercial...
Sinceramente preferia os antigos GDocs onde podia criar livremente os meus scripts.
E podes continuar a fazê-los, isso não mudou. Isto são apenas "add-ons" extra. (Tal como anteriormente já podias usar scripts públicos, alguns dos quais poderiam ser também potencialmente perigosos - e supostamente, o Google verificará se estes add-ons não abusam....)
EliminarTens razão, o que ficou desactivado foi a Galeria de Scripts que agora remete para os novos Add-ons, a Criação/Edição continua a ser possível - my mistake!
EliminarIsto é assinatura digitalizada...
ResponderEliminarAssinatura digital certificada é apenas com o Cartão do Cidadão, por exemplo...
Cuidado com os termos utilizados.
Muito pertinente a diferenciação entre assinatura digital e assinatura eletrônica. Porém, alguém sabe me informar sobre a validade legal (e qual o respectivo instrumento normativo) das assinaturas eletrônicas utilizadas por aplicativos online (hello sign, por exemplo)?
ResponderEliminarPois é. Estão falando aqui de assinatura digitalizada. Ou não? E sobre assinatura digital no google docs, alguém sabe algo?
ResponderEliminarAbertoatedemadrugada,
Corrijam o título: Não é "...assinar documentos digitalmente", é "... digitalizar assinatura"... Se eu estiver errado então ex