2014/07/23

Nokia Lumia 530 - Windows Phones abaixo dos 100 euros

A Microsoft já percebeu que é no segmento mais económico que está o segredo para aumentar o volume de vendas - indispensável para que a plataforma Windows Phone se torne cada vez mais atractiva e cative o interesse dos developers - e depois do Lumia 630 ataca agora o mercado com um modelo ainda mais acessível: o Lumia 530.

O Lumia 530 chegará ao mercado em Agosto, em versões single e dual SIM, mas a sua principal característica será o facto de ser o primeiro Lumia que chegará até nós a um preço abaixo dos 100 euros. Pelo que a Nokia nos diz, o 530 chegará até nós com um preço estimado de 85 euros, posicionado-se assim como um acessível patamar de entrada no mundo Windows Phone.

O Lumia 530 chega com o mais recente Windows Phone 8.1, ecrã de 4" (854x480), CPU Snapdragon 200 quad-core a 1.2GHz, 512MB de RAM, 4GB de Flash, câmara de 5MP, WiFi, HSPA+, BT 4.0, e bateria de 1430mAh. Tal com os mais recentes Windows Phones, também o Lumia 530 perde os botões físicos dedicados, passando a contar com os botões virtuais no ecrã. As tampas traseiras substituíveis estão disponíveis em laranja vivo, verde vivo, cinzento-escuro e branco

Por 85 euros, penso que não se poderia pedir mais; embora o facto de apenas ter 512MB de RAM me faça ficar apreensivo quanto a actualizações futuras. Até no Lumia 520 a MS rapidamente se apressou a lançar uma variante (525) com um 1GB de RAM; pelo que a minha recomendação seria aguardar-se mais um pouco por um eventual Lumia 535 com igual melhoramento. Nesta altura, penso que já seria tempo dos fabricantes adoptarem 1GB de RAM como sendo o mínimo indispensável para qualquer smartphone - afinal, estamos a falar de "cêntimos" de diferença em termos de custos para eles.

Ainda assim, não deixará de ser um excelente equipamento a acrescentar à família Windows Phone, e que facilitará o acesso a todos os que não queiram investir o dobro do valor num Lumia 630.

Actualização: a versão dual SIM ficará disponível em Portugal por 119,90 euros.

2 comentários:

  1. Quando muitos já começam a colocar 2GB em telefones de gama média, já não se deveria ver 512MB em smartphones que saiem actualmente da fábrica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com uma boa optimização notas bem a diferença de desempenho. Posso-te dizer que o meu Galaxy Nexus (com 1GB de RAM) ganhou uma vida nova quando instalei uma ROM baseada no 4.4.x. Isso foi o principal motivo para ainda não ter trocado de telefone.

      Por último o 630 mesmo com 512MB surpreendeu-me bastante. É fluido e bastante rápido para um telefone com tão pouca RAM e com um preço tão acessível (consegue-se por cerca de 76€ com pontos).

      Verdade seja dita, dificilmente se arranjará um smartphone Android, por esse preço (aprox. 100€), que permita uma experiência de utilização tão boa. Sim, eu sei que o Moto E é porreiro, que vem aí o android L e tudo mais, mas não está a venda oficialmente em Portugal.

      Eliminar