2014/07/28

Novas baterias de lítio prometem o dobro da capacidade (ou mais)


Não há notícia que mais gostemos de dar do que as referentes a avanços significativos na capacidade das baterias (mesmo se na maioria das vezes esses avanços tardem em chegar ao mercado). Agora, cientistas dizem ter resolvido um dos grandes problemas das baterias de lítio, abrindo as portas para a criação de baterias com o dobro, o triplo, ou até o quadruplo da capacidade das actuais.

As bateria de lítio são actualmente as que consideramos serem mais avançadas, mas estão ainda sujeitas a inúmeras limitações químicas e físicas. Devido à expansão e contracção dos iões de lítio, as baterias de lítio apenas contêm lítio no corpo da bateria e não no seu ânodo, onde rapidamente seriam destruídos. Mas agora investigadores dizem ter superado esse problema, criando uma micro-camada de protecção que permite utilizar lítio também no ânodo e maximizando a sua capacidade e eficiência.

Desta forma, os iões de lítio ficam protegidos, podendo expandir-se e contrair-se sem se danificar, e tendo também a vantagem adicional de suportar muitos mais ciclos de carga. Com esta nova tecnologia, mesmo após 150 ciclos a bateria mantém ainda uma eficiência de 99% - face aos 50% após 100 ciclos de baterias que tentaram usar também lítio para o ânodo.

São resultados promissores, que poderão um dia duplicar a autonomia dos nossos equipamentos mobile (ou mais), mas que os investigadores advertem que ainda estão longe de vir a ser usados em baterias comerciais. Por outro lado, conhecendo-se a tendência actual dos fabricantes, acho que eles iriam optar por poupar mais alguns milímetros e gramas aos seus smartphones, mantendo a autonomia actual e cortando no tamanho da bateria! :)

1 comentário:

  1. Brincamos novamente!
    Já lá dizia a minha avó - "Eu ainda sou do tempo em que as baterias iam durar mais 2x". Bem, no caso dela provavelmente foi verdade :P

    Mas, notícias sobre baterias novas, a partir de agora, só com link e preço please ;)

    ResponderEliminar