2014/07/26

O que é a computação quântica?


Muito se tem falado da computação quântica, que na verdade tem gerado alguma polémica, com diversos cientistas a discutirem sobre se os chips quânticos realmente funcionam como seria suposto, e se serão realmente mais eficientes que a computação digital. Mas para a maioria das pessoas... a coisa nem sequer é "compreensível".

Agora é a Microsoft que nos vem tentar ajudar a perceber de que trata afinal a computação quântica. A leitura é longa (e interessante, para quem se interessar por estes temas), mas felizmente está também condensada no vídeo que se segue e que nos dá a conhecer os fundamentos básicos dos computadores quânticos.

Simplificadamente, enquanto os computadores lidam com bits 0 e 1, para definir estados e realizar operações sequencialmente; os chips quânticos têm por base os qubits (quantum bits), que graças às suas propriedades quânticas, tem a possibilidade de adoptar não só os bem definidos estados de 0 e 1, como podem também adoptar simultaneamente ambos os estados ao mesmo tempo. E é graças a essa capacidade que alguns tipo de problemas que poderiam ser impensáveis de resolver em tempo útil usando computação tradicional, poderão ser facilmente resolvidos por este novo sistema computacional.

Ainda assim... acho que será preciso muitas sessões de meditação transcendental para começarmos a encaixar na cabeça estas propriedades nada intuitivas ou lógicas das partículas subatómicas. Acho que por enquanto me vou ficar pelos simples 0 e 1, que por vezes também já vão dando dores de cabeça suficiente mesmo sem serem simultâneamente zeros e uns! :)


1 comentário: