2014/07/30

O risco de usar o Dropbox como Backup


Backups, backups, backups - não nos cansámos de referir o quanto os backups são importantes. Mas normalmente isso é algo que não preocupa grande parte dos utilizadores; isto é... até que também eles tenham que enfrentar uma situação em que os seus preciosos dados fiquem perdidos para sempre. Hoje, trago-vos mais um caso que relembra que nem sempre aquilo que muitas pessoas consideram ser um backup realmente o é.

Serviços de ficheiros sincronizados como o Dropbox são extremamente úteis, mas se estão a usá-los como backup será melhor terem consciência dos riscos que isso acarreta, tanto devido a distracções como devido a bugs - como um utilizador descobriu da pior forma, ao ver mais de 8000 fotos desaparecerem sem hipótese de recuperação.

Para que a pasta do Dropbox não estivesse a ocupar demasiado espaço no seu computador, ele activou o Selective Sync, que deixa escolher quais as pastas que deseja manter replicadas localmente. Só que ao desactivar as pastas contendo as milhares de fotos, o programa do Dropbox no seu computador ficou "encravado", pelo que ele optou por reiniciá-lo. O problema é que devido ao tal encravamento, o Dropbox não fez correctamente o processo, e ao detectar que as pastas tinham sido eliminadas localmente, eliminou também as cópias sincronizadas na cloud.

Se ele se tivesse apercebido disto nos 30 dias seguintes, teria tido a possibilidade de recuperar o ficheiros - mas o problema é que já se tinham passado dois meses quando ele necessitou de ir procurar uma foto, e descobriu que afinal as suas fotos tinham desaparecido.

Até ao momento, as tentativas de fazer com que o Dropbox fizesse algo para recuperar os ficheiros a título excepcional foram infrutíferas, com o serviço a dizer que passados os 30 dias não tem possibilidade de recuperar esses dados; pelo que só posso dizer que compreendo perfeitamente o que este utilizador estará a sentir (pois também já tive em modo "desespero" ao pensar que tinha perdido milhares de fotos num disco que avariou - mas que felizmente ainda foram possíveis recuperar.)

Programas de sincronização na cloud, sim - muito úteis: mas estejam conscientes que um lapso ou um erro (ou bug) poderão facilmente fazer com que as cópias que têm em múltiplos computadores se corrompam ou eliminem de forma automática. Portanto, nada como manterem um backup "offline", num disco externo que liguem e actualizem apenas de semana a semana ou quando adicionem novos dados importantes - e que esteja imune aos erros que possam ser feitos "em directo" (que também poderá ser um serviço de backups na cloud... mas que não corra o risco de eliminar os vossos dados nestas situações de eliminações acidentais.)

5 comentários:

  1. O Dropbox so é um verdadeiro backup SE não estiver em permanentemente Sync, como é lógico! O meu Dropbox (app) ligo - o manualmente e ele faz o Sync nessa altura, porque senão (como neste caso) se apagamos uma pasta por engano, ou vírus, etc etc...o Dropbox faz o mesmo EM TODOS os PCs!

    Não é preciso ser muito inteligente em 2014 para se saber que devem-se ter backup dos ficheiros importantes em suportes físicos externos aos PCs.

    ResponderEliminar
  2. Mas o dropbox tem a opção de restaurar versões de documentos anteriores bem como ficheiros eliminados... Por isso só entendo mesmo esse problema numa questão de bug como o da notícia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas essa recuperação esta provavelmente dentro dos prazo dos 30 dias.... que aqui já tinham passado.

      Eliminar
  3. Com esta coisa das "clouds", tem que se estar atento para distinguir:

    - quando se trata de backup simples (se se apagar o backup, cópia, não acontece nada ao original)

    - e quando se trata de sincronização (quando se apaga num lado, no outro, quando sincroniza apaga também).

    Com iOS e as apps que usam o iCloud nem sempre é claro - há apps que usam o iCloud para backup simples (por exemplo o TomTom, que às vezes me diz que há dados no iCloud e se os quero utilizar) e outras que o usam como serviço de sincronização - e não alertam para isso, pelo menos suficientemente.

    Uma destas app é a Day One (serve para fazer um diário, geralmente uma fotografia e umas palavras). Fui ao iCloud libertar espaço - pensava eu que era apenas apagar cópias de backups - e apaguei também o da Day One (pensei que se a app falhasse no iPhone não se perdia grande coisa, não valia a pena estar a ocupar tanto espaço). Quando esta app sincronizou com o iCloud apagou também os dados do iPhone. Lá se foi quase um ano da minha vida :)

    O que vale é que não era nada de especial. Mas se tivesse apagado no iCloud, por exemplo, o backup da app que guarda as minhas passwords, etc (a 1Password) e que sincroniza com o iCloud? Provavelmente tinha ficado sem elas, à medida que abria a app, no iPhone e iPad, o que tinha sido um grande desastre.

    Esta coisa da sincronização automática tem que se ter extremo cuidado. No caso da Day One, se avisou que sincronizava automaticamente não dei por isso; depois do que aconteceu lá foi ver as definições e de facto há uma opção de "Sync", que passei para off.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/8/14 12:07

      Sim tens razão, mas a questão é:
      - tens que estar 100% ciente que info está só na cloud (ou seja, se te esqueces e apagas...puff)
      - se hackers entram no serviço de cloud e te roubam ou apagam os dados ou fazem uma formatação à distancia
      - se...o próprio serviço cloud sofre um ataque/desastre e ficas sem a info, e acontece de teres o terminal em sync.

      Pessoalmente acho que o ideal é ter pequenas coisas úteis em cloud e o resto em casa num HDD encriptado, e de X em X tempo um backup num HDD em casa dos pais (para o caso de incendio, roubo, etc). Eu ainda não tive tempo, mas quero num futuro ter um NAS em casa dos meus pais, e uma VPN entre esse NAS e o meu de casa com backups regulares incremrntados. A minha base de dados é demasiado preciosa lol

      Eliminar