2014/07/27

Sapatilhas desportivas com navegação bluetooth

Se não acreditavam que a moda dos wearables começa a infiltrar-se por todo o lado, bastará olhar para estes sapatos desportivos da Lechal, com sistema de navegação via bluetooth.

A maioria das pessoas já leva os seus smarpthones quando vão correr, caminhar, andar de bicicleta, etc. para monitorizar o seu desempenho. Mas essas mesmas pessoas também sabem que nem sempre é pratico estar a controlar as coisas carregando no ecrã smartphone ou ver o que lá é apresentado (especialmente quando está numa mochila ou suporte no braço). Por isso, estas sapatilhas servem tanto de controlador (usando-se gestos feitos com os pés), como de guia - através de vibração. Por exemplo, ao chegarem a um entroncamento, estas sapatilhas podem fazer vibrar o pé esquerdo ou direito, indicado a direcção a seguir.

Para quem for "esquisito" quanto ao que calça para as suas corridas, estão também disponíveis solas electrónicas que oferecem a mesma funcionalidade mas que podem ser utilizadas em qualquer sapatilha.

Sinceramente, acho que este tipo de tecnologia até se poderia tornar mais interessante se fosse aplicada não só aos segmentos desportivos, mas sim ao calçado genérico e do dia a dia. Acho que poder fazer algo como silenciar uma chamada com um "toque de calcanhar", ou realizar outras operações com gestos feitos com os pés (assim podendo ser feitos mesmo se se estivesse com as mãos ocupadas), pode vir a ser algo que atraia muitos interessados.

Para além de que, já estou a imaginar o dia em que ao chegarem atrasados a algum compromisso poderão dizer algo como: "Desculpem, mas esqueci-me de carregar os sapatos e perdi-me!"


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)