2014/07/03

TV Ultra HD 4K por €599 no Jumbo

Já é possível encontrarem-se televisores Ultra HD por valores de mil e poucos euros, mas demonstrando as nossas previsões de que este formato se popularizará mais depressa do que se pensa, que tal se vos disser que actualmente já é possível encontrarem um ecrã Ultra HD 4K em Portugal por menos de 600 euros?

Já temos assistido a algumas notícias de televisores Ultra HD a preços incrivelmente baixos na China e noutros mercados, no entanto desta vez a promoção está ao alcance de qualquer um no nosso país. O olhar sempre atento da nossa comunidade não deixou passar despercebido uma promoção na Box do Jumbo, onde será possível comprarem um televisor Ultra HD de 40" por apenas 599 euros.

Sim, trata-se de uma marca relativamente "desconhecida" (TCL); sim, é uma dimensão de ecrã que poderá não justificar a resolução adicional; sim, é verdade que actualmente será difícil encontrarem conteúdos que dêem uso aos 3840x2160 pixeis disponíveis; mas entre darem 500 euros por um ecrã Full HD de dimensão idêntica ou optarem já por um ecrã UHD... vale a pena pensar no assunto.

As especificações dizem que o ecrã suporta conteúdos de 60Hz, e que tem uma taxa de refresh de 200Hz (CMI - Clear Motion Index), mas uma vez que apenas tem entradas HDMI (e VGA) e que só a mais recente norma HDMI 2.0 permite 4K a 60fps, será melhor confirmarem se será mesmo o caso, se isso for essencial para o vosso caso (se tivesse uma entrada DisplayPort ficaria mais descansado neste aspecto).

Para além disso também podem contar com funcionalidades de Smart TV, DLNA, WiFi (via dongle), leitura de ficheiros MKV, e controlo remoto usando a app TCL nScreen (para Android e iOS).


[obrigado ao Rui José pela partilha desta promoção na nossa mailing list]

17 comentários:

  1. Boa tarde Carlos,
    Ando a pensar comprar uma tv led.... estava inclinado para uma samsung / Lg, e conseguia a mesma por 508 €....

    a questao, é : A qualidade de imagem desta TCL é decente? A nivel de contraste dinamico etc, anda a par com as samsungs / Lg? Contrastes, etc???

    E a nivel de processador... sera rapida???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como dares um salto ao Jumbo e veres "ao vivo"! :)

      Eliminar
  2. Outra Questao que faço é :

    A nivel de qualidade de ecra ( durabilidade ), sera que com o tempo nao ira perder a cor / brilho?????

    É que da marca TCL.... nao sei nada mesmo!!!

    ResponderEliminar
  3. E para usar como monitor de PC será demasiado grande?
    Tenho um FullHD de 24" e não acho que os pixels sejam grandes, por isso se duplicar a diagonal para obter os 4k com o mesmo tamanho de pixels seria 48" logo 40" terá maior densidade de pixels que um 24" FullHD, o que me parece bastante razoável mesmo para quem está a meio metro de um monitor. Resta saber em termos de brilho se é possível reduzir para níveis confortáveis para estar mais perto com pouca luz na sala, e depois falta ver os ângulos de visão, pois quando se está muito perto de um ecrã grande os ângulos de visão variam muito conforma a zona do ecrã para onde se está a olhar, que pode dar origem a cores debutadas, contrastes reduzidos mais para os rebordos, etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ter em cima de uma secretária penso que será impraticável... para mim o tamanho ideal seria entre 28-30" no máximo... (assumindo a distância normal de um monitor desktop.) Agora... se tiveres uma secretária "comprida" ou para ser usado a maior distância...

      Eliminar
    2. Bem não percebo muito de frances, mas parece que aqui: http://www.lcd-compare.com/televiseur-TCLU40S7606DS-TCL-U40S7606DS.htm
      dizem que tem HDMI 2.0 e angulos de visão de 178 graus :P
      Só falta saber do brilho minimo que se consegue obter ;)

      Eliminar
    3. Então mas quem usa uma configuração Dual Monitor com 2 monitores FullHD de 22" ou qqc assim lado a lado não vai ter mais espaço de secretaria ocupado, fica é com mais espaço vertical que são outros 2 FullHD por cima, que podem não fazer muita falta, mas também podem ter utilidade.. ou não é bem assim?

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é a mesma TV, essa é FullHD a outra é 4k e com uma referencia diferente.

      Eliminar
    2. Retirei o comentário logo que me apercebi disso :(

      my bad

      Eliminar
  5. Anónimo3/7/14 21:46

    Amigos, em outros países há também TVs de "marca branca" 4k, e os principais problemas/limitações:

    - upscale de fraca qualidade (ou seja, conteúdos SD e 720p pouco definidos)
    - CPU lento (em jogos apresenta um lag importante entre o que a consola envia e o que aparece no ecrã)
    - 3D apenas 1080p e qualidade apenas mediana
    - NÃO reproduzem ficheiros 4k!!! Os MKV que lêem são até 1080p

    Fora isto a grande maioria das TVs Sony , Samsung e Philips nesta gama de preços usam painéis de alta qualidade IPS. Não faço ideia que painel é usado nesta.

    Em todo o caso nada como o Carlos disse, ir lá e comprovar.

    NOTA: testem bastante, e peçam para ligar um bluray e sinal de TV SD. Se eu já noto uma diferença grande da minha TV Samsung de painel IPS para a minha outra LG de alta gama (mas painel não IPS), vejam bem o que é importante para vocês NÃO havendo conteúdos 4k...

    ResponderEliminar
  6. Pelos comentários deste fórum:
    http://www.homecinema-fr.com/forum/ecrans-uhd-4k/re-ep-4k-tcl-u49s7606ds-u40s7606ds-hdmi-2-0-659-00-t30049770-195.html

    Parece que o HDMI é um 1.4 disfarçado de 2.0. Alguém com um francês melhor do que o meu que confira:

    [...] J'ai eu un nouvel échange avec TCL. C'est vraiment n'importe quoi leur marque. Le "service" client n'est déjà pas poli et montre clairement son désintérêt à l'égard du client.
    Le "conseiller" m'a dit que la procédure est qu'un technicien va venir à mon domicile prendre le téléviseur (j'appelle cela un déménageur et pas un technicien) et que mon téléviseur va partir en atelier pendant 3 semaines (en pleine période de Coupe du Monde en plus!!!) et on me changerait la carte mère du téléviseur qui est susceptible de poser problème.

    Le "conseiller" ne veut pas clarifier quelle est la technologie du port HDMI (sans doute du 1.4 "modifié"). Il m'a dit "j'ai un papier devant moi qui me dit que je dois dire que c'est du 2.0".[...]

    a última afirmação do suporte técnico é interessante:
    "Tenho um papel à minha frente que me diz que DEVO dizer que é HDMI 2.0"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se percebi, na pag do produto diz que tem 3 portas HDMI onde 1 é HDMI 2.0** ready (depois tem os asteriscos que diz que precisa e uma actualização).
      Também tem um software download de 100 e tal megas
      http://www.tcl.eu/fr/produits/tv-led-102cm-U40S7606DS
      Estou mesmo na duvida como se comportará ligado ao HDMI da minha Asus H87E-M (que diz que faz 4k@30FPS via HDMI) com um core i3 e Ubuntu 14.04 ;)
      Será um painel de 8bit, ou 10bit ou será dos mais rascas de 6bit (nem sei se existem paineis 4k de 6bit mas mesmo assim um Dell U2412M IPS 6bit consegue um bom trabalho provavelmente faz multiplexagem para obter os intermedios)...

      Eliminar
  7. Ontem passei no Jumbo e estive a vê-la ao vivo.

    Parece mais pequena do que 40" (não levei fita métrica) mas deve ser só impressão.

    Estava a passar uma DEMO da samsung que devia ser só FHD@60Hz.

    Do pouco que vi, a primeira impressão é que a imagem parece demasiado clara, isto é, os contrastes são fraquinhos (uma vez mais uma configuração pode melhorar ou resolver ou). Não tinha comando mas o interface parece um bocado "arcaico". Gostava de ter visto a parte smart da tv - talvez numa próxima...

    Nem parece mal acabada mas o que conta é mesmo a imagem e isso não deu para avaliar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tive a mesma dúvida e achei que o upscaling estava muito inferior ao que as outras FullHD estavam a mostrar, (mas as afinações também estavam muito desajustadas com o contraste ao maximo, etc).
      Mas depois de ligar com o HDMI ao meu PC (Core i3 com Ubuntu) os prós superam os contras.. até toca a maior parte dos videos do youtube em 4k sem problemas (já me aparecerem alguns que o CPU bate nos 100% e engasga-se) mas o ecrã a nivel de cores, contraste, angulos de visão está muito bem mesmo. E o backlight consegue-se reduzir a um nivel aceitavel.
      Onde poderá não estar ao nível dos melhores é na uniformidade, especialmente mesmo junto aos rebordos nota-se ligeira,ente mais escuro (mas isto nota-se mais em imagens de computador com uma cor unforme, pois em video ningém repara) além que o rebordo é onde normalmente estão as barras do sistema operaivo e são apenas uns 10 ou 20 pixels de largura, quando existem 3000 ou qqc assim :)
      40" é grande mas quando a mim não é demasiado grande, pois para 4k se for mais pequeno ou se tem realmete uma visão de águia ou é um bocado desperdicio de capacidade de procesamento em tantos pixels... além que é só uma questão de tempo até começarem a usar monitores maiores (a julgar pelos smartphones rápidamente se foi aceitando tamanhos maiores todos os anos)

      Eliminar
  8. Alguem efectivamente comprou a TV da TLC do Jumbo e recomendam?
    Sou leigo na materia, quando la fui so havia 6 disponíveis para venda.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite,

    No jumbo tem este modelo uhd de 49" - Qilive q1390 - Será um modelo da TCL, o "TCL U49S7606DS" ?

    http://www.boxjumbo.pt/Frontoffice/Products/Detail/2113599/

    http://www.tcl.eu/eu/products/led-tv-124cm-U49S7606DS

    http://www.auchan.fr/objets-connectes/image--son-connectes/tcl-u49s7606ds-televiseur-led-49-pouces--124-cm--uhd-4k--3d--s/achat4/12463716/B615615/Boutique

    Obrigado :)

    Ps: Alguém comorou este modelo da Qilive q1390 49"? ou o de 40" da TCL?

    ResponderEliminar