2014/07/03

No-IP reganha controlo dos domínios apreendidos pela Microsoft


O caso da apreensão dos domínios do No-IP pela Microsoft ainda vai dar certamente muito que falar, mas para todos os utilizadores afectados (e desesperados) a coisa parece estar prestes a resolver-se, pois o controlo dos domínios já regressou novamente ao No-IP.

A Microsoft já terá libertado os 23 domínios de que se tinha apoderado com a justificação de interromper as comunicações de diversas botnets, e o No-IP já recuperou o controlo sobre a maioria deles - retomando o funcionamento normal (sempre sujeito às demoras da propagação dos DNS, pelo que alguns utilizadores poderão continuar sem o serviço em funcionamento durante mais algum tempo).

De parte a parte trocam-se acusações. De um lado, há quem refira que a MS fez o que tinha que fazer, e que quem usa serviços de DNS dinâmicos também merecia esta lição, para que não colocasse serviços críticos dependentes de uma empresa de terceiros; do outro, aqueles que consideram completamente desproporcionada e despropositada (para não dizer inaceitável) esta medida - ainda mais quando a MS nem terá sequer contactado a No-IP para que se bloqueassem apenas os domínios "maliciosos".

Sem dúvida que este caso irá ainda fazer correr muita tinta (leia-se: pixeis), mas pelo lado positivo, relembrará a facilidade com que qualquer serviço poderá ser desligado sem prévio aviso - e de que será sempre boa política ter sistemas redundantes e diversificados que minimizem a dependência num único elemento "crítico". Neste caso, para além do No-IP, ter também outro serviço de DNS dinâmico de backup, ou até algo mais "low-tech" como o envio do IP actualizado por email - se tal for possível, claro. Afinal... nunca se sabe se um dia destes alguém se decide apoderar do domínio gmail.com, uma vez que também é usado para enviar spam/phishing...

1 comentário: