2014/07/01

Microsoft apreende domínios do No-IP e deixa milhões de utilizadores "pendurados"


O No-IP é um dos mais populares serviços de DNS dinâmicos, que permite que pessoas sem acesso a IPs fixos possam aceder remotamente aos computadores que têm em casa, câmaras de vigilância, e tudo o resto que se puder imaginar. Isto, até a Microsoft ter decidido usar uma opção "nuclear", e apoderar-se de dezenas dos seus domínios com a justificação de que são usados por malware.

Actualização: os domínios já regressaram ao controlo do No-IP.

O malware e as botnets são uma autêntica praga digital dos nossos dias, e é frequente usarem serviços de DNS dinâmicos para as suas comunicações. No entanto, optar por uma medida como esta, que afectou milhões de utilizadores legítimos, em vez de simplesmente ter contactado a No-IP para que tomasse as devidas previdências contra os endereços em questão, parece-me ter sido completamente despropositado.

Aparentemente, a MS teria intenções de manter o serviço em funcionamento para os domínios que considera legítimos, só que a realidade foi bem diferente, com os utilizadores No-IP de qualquer um dos 22 domínios apreendidos a ficarem impossibilitados de aceder às suas máquinas.

Se a Microsoft leva tão a sério a questão da segurança de modo a afectar milhões por culpa de uma centena de casos de malware; como reagiria se alguém também decidisse apreender o domínio outlook ou hotmail por serem usado para espalhar spam e vírus? Não seria exactamente a mesma coisa? Ou se calhar, da próxima vez irão para os tribunais pedir que se desligue a electricidade para o país onde estiverem localizados esses tais servidores de malware... Mas talvez seja melhor não lhes estar a dar ideias....


Se procuram uma alternativa gratuita e que (ainda) vai funcionado: espreitem o Duck DNS.

15 comentários:

  1. Eu sou um deles. la se foram as Vpn's.

    sera que isto vai ser definitivo? alguem conheçe outro serviço identico gratis e que funcione com a maior parte dos routers?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/7/14 13:52

      Se usas assim tanto $19 por ano não é assim tanto. Just saying

      Eliminar
    2. Voce pode usar o ddns.net que é da no-ip.com tbm.

      Eliminar
    3. é so mudan dentro do proprio noip... o ddns.net é um dos nomes que ainda esta funcionando... hoje de manha foi a minha salvação

      Eliminar
    4. Eu adoro o http://freedns.afraid.org/

      É um conceito totalmente diferente para melhor. E podes usar inclusivamente o teu próprio domínio ....

      Eliminar
  2. Anónimo1/7/14 20:08

    O sapo oferece um serviço semelhante para clientes MEO.

    http://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/dynip-da-sapo-uma-alternativa-ao-servico-no-ip/

    ResponderEliminar
  3. Por muito ruim que seja o MEO, ESSE serviço funciona, ESSE.
    De resto, tenho usado Freedns no Afraid.org

    ResponderEliminar
  4. Vindo da MS, seria para rir, se não fosse a confusão que foi hoje, com milhões de utilizadores com serviços inacessíveis. Porque é que o tribunal federal não mandou desligar também serviços da MS ? É graças às falhas de segurança no Windows que parte das botnets têm proliferado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O grande problema é que o legitimo utilizador portugues, espanhol ou alemão teve consequencias da decisão de um tribunal americano e não tem qualquer meio de ser indeminizado pelos danos causados. Ou seja, os US podem a qualquer momento lesar qualquer individuo no mundo por via judicial sem assumirem qualquer responsabilidade por isso. Enfim... má regulação internacional do(s) direito(s) na internet.

      Eliminar
  5. Eu fui um dos afetados. Dois servicos em baixo mais um sistema de seguranca e automacao.

    Esta situacao é surreal, como é que isto pode acontecer, so mesmo nos tribunais americanos e sempre com a microsheet envolvida.

    Alguem sabe quando este disparate vai acabar?

    ResponderEliminar
  6. O pior é não garantia nenhuma que se migrar as contas pagas para o DyDns por exemplo, não irá acontecer também !!

    ResponderEliminar
  7. Desculpem lá a sinceridade, mas desde que começaram a cortar nas contas gratuitas logo vi que mais tarde ou mais cedo ia dar bronca.
    Deixei de usar No-IP e DynDNS, passei para alternativas gratuitas que ainda tem a vantagem de podermos usar o nosso proprio domínio.
    Quem quiser estabilidade e independência de serviços manhosos, instala um servidor próprio (GnuDIP)

    ResponderEliminar
  8. Fui um dos afectados...

    Por sorte tinha redundância com o sapo/meo.

    ResponderEliminar