2014/07/01

Windows "Threshold" chega no início de 2015


A Microsoft poderá ter cometido alguns erros ao tentar convencer os utilizadores de que o Metro UI era o futuro - parecendo esquecer-se que grande parte dos seus utilizadores estava agarrada a ratos e teclado, e assim pretendia continuar a estar - mas o Windows Threshold agendado para o início de 2015 parece vir dar resposta a essas críticas.

Depois de relutantemente ter reconhecido que "os utilizadores é que sabem", e começado a fazer algumas ligeiras modificações no Windows 8/8.1 (lembram-se que inicialmente nem sequer era possível arrancar directamente para o desktop clássico?) a Microsoft chegou até ao ponto de fazer regressar o Start Menu que muitos utilizadores continuam a não dispensar. Infelizmente, a chegada de um Start Menu oficial parece ter sido adiada para este tal Windows Thresold (que talvez será lançado como Windows 9), pelo que as esperanças de que tal acontecesse na próxima actualização do Windows 8.1 serão inconsequentes.


Aliás, o lançamento desta nova versão como Windows 9 faz todo o sentido, pois seguindo a tradição/maldição da Microsoft, de que cada versão do Windows decente é seguida por uma versão "para esquecer", haverá todo o interesse de rapidamente fazer esquecer o Windows 8 e lançar um Windows 9 que se possa tornar na tal versão "decente".

Para o Windows Threshold a MS volta a dar razão aos utilizadores, optando por modos diferenciados dependendo do tipo de equipamento que se usa: um computador desktop terá acesso a um desktop mais parecido com o ambiente clássico do Windows, com Start Menu, e com capacidade de apresentar Metro Apps em janelas; mas num caso de um tablet, continuará a dar prioridade ao interface Metro (e nos convertíveis, os interfaces poderão ajustar-se consoante os casos.

Ou seja... o Windows 9 deverá ser o Windows 8 como sempre deveria ter sido desde o início - da mesma forma que o Windows 7 foi o Windows Vista como deveria ter sido.

4 comentários:

  1. Não acho que o Windows 8/8.1 seja uma versão para esquecer(à semelhança do Millenium ou Vista), já que pessoalmente, considero a interação normal/Metro UI perfeita...

    Claro que a adaptação inicial foi algo difícil para uso com teclados/ratos, porém, contornando o essencial problema, ou seja, a ausência do menu iniciar(através do Classic Shell) diria que já não olho com agrado nem retornava a uma versão anterior do Windows de modo algum...

    Será que a Microsoft vai permitir o Ugrade gratuito para o Windows 9 aos atuais utilizadores de Windows 8/8.1?... seria ótimo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na tua perspectiva individual não consideras mas basta veres a taxa de adopção do Windows 8/8.1 e comparares com a taxa de adopção do Windows 7 e do Vista para perceberes que estás na minoria.
      Aliás a taxa de adopção do Windows 8 chegou a ser mais baixa que a do Vista e como não se deve a problemas de ser um Windows pesadão, a responsabilidade disso deve-se ao facto de ter duas interfaces e de a Microsoft ter tentado forçar os utilizadores para o UI Metro.

      Eliminar
  2. Myketek, o ME foi mesmo para esquecer.

    ResponderEliminar
  3. O windows 8.1 e melhor que o 8, mas aquem das espetativas. Por exemplo: o sistema de procura e demorado.
    Mas ja que pretendem associar o sistema metro ao windows normal, porque nao colocar os tiles e ambiente de trabalho num so? Assim tornava-se tudo mais simples e pratico. Agora 2 ambientes diferentes, onde num ficam umas coisas e no outro ficam outras...
    Depois, as aplicacoes existentes para windows sao muito fracas e pouco usuais. Ou sao lentas ou pesadas.
    A microsoft tem muito que se aplicar para que a comunidade adopte o seu sistema.

    ResponderEliminar