2014/07/03

Kudoso - um router que toma conta dos miúdos


É certo que hoje em dia a Internet pode ser considerada quase um "bem essencial", mas como muitas outras coisas essenciais, há que evitar que o seu uso se torne num vício desenfreado que afecte outras actividades igualmente essenciais (ou desejáveis). O Kudoso é um sistema que promete tomar conta dos mais pequenos, dando-lhes acesso à internet segundo as regras definidas pelos pais.

Sendo certo que há outras formas de bloquear o acesso à internet, e programas de controlo de acesso, este Kudoso tem no entanto a particularidade de estar especificamente concebido para um sistema de recompensas em função de tarefas e actividades feitas. Por exemplo, os pais podem definir pontuações atribuídas a diversas actividades (como fazer os trabalhos de casa, lavar os dentes, ajudar na lida doméstica, passear o cão, etc), que depois poderão usar esses "créditos" para acederem à internet.


O sistema permite também analisar onde é que os miúdos passam mais tempo (YouTube, Facebook, etc.) e ajustar "custos" diferenciados para acesso aos mesmos. Por exemplo, aceder à Wikipedia pode ser algo "barato", mas ir brincar para o Facebook pode obrigar à acumulação de mais pontos.

O Kudoso tem até integração com a Khan Academy, permitindo ganhar pontos pela realização de trabalhos de casa "digitais" sobre os temas que os pais definirem.

... Suspeito que usar um sistema deste tipo será meio caminho andando para que os vossos filhos se tornem em "hackers", capazes de arranjar forma de ultrapassar o sistema, mas mesmo assim não deixa de ser um sistema interessante - para os lares onde os pais estejam com dificuldades em impor regras de acesso à internet.

2 comentários:

  1. E se ficarem hackers sempre é conhecimento :)

    ResponderEliminar
  2. Até parece que os putos não sabem já usar ferramentas para saltar essas "restrições".

    ResponderEliminar