2014/08/28

Actualização do Windows 7 detecta versões pirateadas


Depois de ter deixado os utilizadores de Windows pirateados em paz durante alguns anos, a Microsoft decidiu voltar a relembrar que ter um Windows ilegal não compensa.

Embora a Microsoft sempre tenha dificultado a vida a quem queira utilizar versões ilegais do seu software, a verdade é que não faltam formas de o fazer. Um salto ao PirateBay mostra que facilmente se encontram versões pirateadas de tudo e mais alguma coisa. Para muitos utilizadores, o recurso a software pirata vem acompanhado pela impossibilidade de fazer actualizações oficiais - e para aqueles que as tentam fazer, há sempre o risco de verem surgir a mensagem de que não têm uma cópia genuína do Windows.

Foi precisamente isso o que aconteceu com a actualização que agora foi feita ao Windows 7 - uma actualização que surge no seguimento de outra que causou problemas há algumas semanas e foi suspensa, mas com a Microsoft a recomendar que a actualização anterior seja removida manualmente (incluindo andar a mexer no registry).

Penso que hoje em dia a maioria das pessoas já não terá que lidar com as questões do Windows "não genuíno", por optarem por comprar computadores que já o trazem pré-instalado (na verdade até se torna mais complicado para quem quer comprar um computador sem Windows, caso pretenda utilizar um sistema operativo gratuito). Mas de qualquer maneira penso que era bastante simples para a Microsoft resolver este problema. Tal como já fez no Windows 8 - infelizmente de forma promocional e por tempo limitado - bastaria vender os seus sistemas operativos a um preço que nem desse azo a que um utilizador pudesse considerar outra hipótese.

E já agora, também seria vantajoso que deixassem de oferecer "mil e uma" versões dos seus produtos: bastaria uma para utilizadores, outra para servidores... e sem mais complicações.


Por outro lado... não posso deixar de pensar se esta nova actualização de combate aos Windows 7 piratas não será uma forma de tentar incentivar esses utilizadores a que passem para o Windows 8? :)

2 comentários:

  1. Se sabem copiar funcionalidades porque não copiam também e tornam gratuito o SO?

    ResponderEliminar
  2. Se a Microsoft vendesse seus produtos no Brasil e em outros países mais pobres por um preço acessível naquele país, não haveria o porquê de se instalar uma versão pirata no computador. É para pensar...

    ResponderEliminar