Quem já tiver tentado adicionar um elemento 3D a uma fotografia já terá descoberto que o elemento adicional raramente fica enquadrado na imagem de forma realista. Agora, investigadores mostram-nos um novo programa que se poderá tornar numa preciosa e poderosa ferramenta que tornará essa tarefa bem mais fácil de conseguir... e faz com que se tenha que duvidar ainda mais daquilo que vemos.
Quando se quer adicionar elementos 3D numa foto 2D, para além de ser necessário posicioná-los na perspectiva correcta, há um conjunto enorme de considerações adicionais que é preciso ter em conta: a iluminação, as sombras que produz, etc. São coisas que dão imenso trabalho recriar usando programas de edição de imagem tradicionais, mas que com este novo programa criado por investigadores da Universidade da Califórnia e da Carnegie Mellon, se tornam bem mais fáceis.
Este programa recorre a modelos 3D disponíveis publicamente na internet, sendo depois capaz de os manipular dentro da foto tendo em conta a iluminação e texturas nela existentes. Isto permite que uma pessoa facilmente possa "pegar" num objecto na foto e ter liberdade total para o reposicionar, mudando a sua orientação, mesmo que isso significa passar a mostrar partes que não estariam visíveis na fotografia original.
Como sempre, há o risco de que esta ferramenta seja utilizada para criar imagens fraudulentas que serão de mais difícil detecção. Mas... o potencial de abuso da tecnologia existe para todo e qualquer avanço que seja feito.
Refira-se que o código fonte deste programa e uma versão de exemplo (ambos para OS X) está disponível para todos os que o queiram experimentar.
Mais uns que vão vender a tecnologia à Adobe e ficar ricos.
ResponderEliminar